sábado, 29 de agosto de 2015

Dilma no CE: minoria aposta no "quanto pior, melhor"

Da Folha de S.Paulo – George Pedrosa e Patrícia Brito
Em discurso em Caucaia (CE), onde entregou residências do programa Minha Casa Minha Vida, a presidente Dilma Rousseff criticou o que chamou de "minoria" que aposta sempre no "quanto pior, melhor".
"Tem muita gente no Brasil que tem orgulho de ser brasileiro, que tem otimismo em relação ao país, que sabe que este país tem condições de crescer, avançar. Falta muito a fazer? Falta. Mas nós mostramos que somos capazes. Essa é a maioria do Brasil. Agora, tem uma minoria que aposta sempre no quanto pior, melhor", disse a presidente.
"É aquele pessoal que pesca em águas turvas, e que, quando as águas estão claras, nunca conseguem o que querem. Mas quando ficam um pouquinho turvas, pescam em águas turvas", completou Dilma.
A petista voltou a falar de programas sociais, como o Pronatec e Mais Médicos, e citou a inflação ao falar do Minha Casa Minha Vida. "Não vamos abrir mão das políticas que têm ajudado o povo brasileiro a melhorar da vida."
"Eu sei que estamos passando dificuldades. Muitos de vocês temem, acham que a situação está incerta, acham que a inflação ainda está alta, têm medo de perder o emprego. Quero dizer que meu governo pensa em duas coisas. Em como aumentar o emprego, garantir que o país volte a crescer. E reduzir a inflação, pois sabemos que a inflação corrói a renda do trabalhador", disse.
Dilma também voltou a falar sobre golpes e ditaduras, e citou a América Latina. "Não vamos deixar haver retrocesso neste país, nem no que se refere aos programas, nem o que se refere à questão da democracia. Nós todos sofremos as consequências de ter um país que não era democrático, que não respeitava as leis", disse.
"Mudamos a história do nosso país, assim como a América Latina mudou a história dela, que era a história de golpes e ditaduras. O Brasil é um país democrático e que sabe superar as dificuldades, como todos os países do mundo. Mas temos uma característica especial, que é superar isso com muita esperança e muito amor no coração."
À tarde, Dilma se reuniu com cerca de 50 empresários cearenses, numa tentativa de restabelecer a confiança do setor. Também participaram do encontro os ministros Armando Monteiro (Desenvolvimento), Nelson Barbosa (Planejamento), Kátia Abreu (Agricultura) e Antônio Carlos Rodrigues (Transportes).
Um grupo de cerca de 30 pessoas vestidas de verde e amarelo e com bandeiras do Brasil protestou contra Dilma na entrada do Centro de Eventos do Ceará, mas a presidente chegou de helicóptero e não cruzou com os manifestantes.
Ao abrir o encontro, Dilma assinou a ordem de serviço para início das obras do lote 4 da ferrovia Transnordestina e disse aos empresários que, assim como a transposição do rio São Francisco, é uma obra "estruturante" para o Nordeste, que irá "abrir fronteiras", reduzir os custos dos transportes de mercadorias e os gastos com manutenção das rodovias no país.
Disse ainda que a ferrovia irá funcionar como uma "espinha de peixe", ao interiorizar a estrutura ferroviária brasileira. Com 1.753 km interligando o interior de Ceará, Pernambuco e Piauí aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE), a Transnordestina começou a ser construída em 2006, com orçamento previsto de R$ 4,5 bilhões e previsão inicial de entrega para 2010. A conclusão foi adiada diversas vezes e a previsão atual é para 2018, com custo estimado de R$ 7,5 bilhões. 

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Custódia mantem a tradição do folclore

Na abertura das festividades do folclore 2015, a Prefeitura de Custódia, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo apresentou uma mostra do nosso artesanato, da dança afro-brasileira e nordestina, em especial, com uma apresentação impecável do Grupo de Xaxado da cidade de Solidão, da história de
Custódia, passando pelo nosso passado quando pertencíamos a Quitimbu, da história de Samambaia, que por sinal estava representada pelo extraordinário sanfoneiro, Zé Caboclo, tocando xote, arrasta-pé e baião,  enfim, quem não foi, perdeu muito.
Ainda tivemos Luiz de Biá, com sua banda de pífano, o embolador, Pimenta, que deu um show com a turma do Samba de Coco, da Cachoeira da Onça e grupos de dança do quilombo de Buenos Ayres. Hoje a noite tem muito mais.

O Vereador Gilberto com a linda e valente, Maria Bonita


A ex-vereadora, Alzira Tenório, o ex-prefeito, Luizito, no palanque acima
e outra figuras ligadas á história do Município
Grupo de Dança de Xaxado (Cangaceiros de Lampião)
Uma exposição mostra a história de Quitimbu e Custódia
Essa relíquia também está no acervo cultural do folclore
A Escola Creuza conta a história das vaquejadas,
que até hoje faz parte da nossa cultura.

Grupo de dança da Barra da Misericórdia





sábado, 22 de agosto de 2015

Dilma inaugura Transposição

Presidente Dilma inaugurou, ontem em Cabrobó a primeira Estação de Bombeamento do Eixo Norte da transposição, prometendo que em breve estará, juntamente com o ex-presidente Lula inaugurando a conclusão da obra.
Ao lado dos governadores, Paulo Câmara de Pernambuco, da Paraíba e da Vice Governadora do Ceará, além de ministros, senadores e diversos deputados federais, a Presidenta destacou a coragem do ex-presidente Lula quando tomou a decisão de tirar uma obra grandiosa como esta do papel, prometida há cerca de 150 anos, por Dom Pedro II. Tanto Dilma quanto o ex-presidente Lula foram muito aplaudidos durante todo evento. Ela afirmou que cerca de 12 milhões de brasileiros e brasileiras serão beneficiados, uma população equivalente à população de Paraguai e Uruguai juntos. Nós temos um foco, e o nosso foco serão os programas sociais e obras como esta, que mesmo diante da crise, e crises acontecem em qualquer família, que para sair delas é preciso apertar o cinto, com o governo não é diferente! Nós temos uma cise, e para sair dela, nós estamos tendo que apertar o cinto, mas vamos e estamos fazendo isto sem comprometer os programas sociais e obras como esta.
Os vereador Gilberto de Belchior e Nildinho, juntamente com  o prefeito Luiz Carlos e uma comitiva de secretários compareceram ao evento. 
O governador Paulo Câmara disse em seu discursos, que foi confirmado pela Presidente, que todas as comunidades que margeiam os canais serão beneficiadas. Os convênios já estão sendo assinados, sendo que os recursos serão repassados pelo Governo Federal e a execução das obras ficarão sob a responsabilidade dos estados. 
A

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Nemias descarta Samuel e o Padre

Em mais uma manobra desagregadora, o ex-prefeito Nemias conseguiu recolocar seu nome em evidência na política custodiense. De uma tacada só, ele retirou os nomes do empresário Samuel Marinho e do padre Roberto Luciano, antes cogitados como possíveis candidatos a prefeito e ainda por cima coloca água na fervura da candidatura de Manuca, na medida em que o candidato do grande grupo poderá ser o próprio Nemias ou um nome indicado por ele. Nemias já tem um nome feito, foi prefeito três vezes, tem muito serviço prestado, isto não se pode negar, e, por conta disto leva uma grande vantagem em relação a Manuca, que tenta a todo custo se fazer conhecido perante a população.
É apenas mais um lance da política local! A reunião de ontem a noite foi apenas para tirar foto! Vamos aguardar os próximos.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Câmara de Vereadores rejeita mais uma conta de Nemias

Na Sessão Legislativa de hoje, os vereadores rejeitaram as costas do ex-prefeito Nemias, referente ao Exercício de 2008, por 8 votos pela rejeição, duas abstenções e apenas um voto pela aprovação. A defesa do Ex-prefeito foi feita, de forma solitária, pelo vereador Cicinho, enquanto a vereador Yolanda pedia, sem sucesso, o adiamento do julgamento.
O vereador Carlos Gonzaga votou pela rejeição, tanto na Comissão de Constituição e Justiça quanto no Plenário. Yolanda e Cicinho se abstiveram de votar e os demais vereadores votaram pela rejeição das contas, inclusive Neguinho. É aquele ditado, "Rei posto, Rei morto".
No Plenário, o vereador Gilberto de Belchior afirmou que aquele Relatório do TCE, referente ao Exercício de 2008, comprova que tudo aquilo que ele denunciou durante seus dois mandatos e que seu voto seria coerente com sua postura política, ou seja, iria julgar as contas de Nemias e não a pessoa de Nemias, como alguns demonstram fazer.
Fraudes em licitações, apropriação de valores descontados de servidores e não depositados nos Fundos de Previdência, desvio de recursos do FUNDEB, descontrole nas despesas com combustíveis e muitas outras irregularidades denunciadas pelo Vereador Gilberto, nos seus dois mandatos, estão lá no Relatório do TCE. Muitos colegas que me criticavam quando eu levava à Tribuna essas denúncias agora votam pela rejeição, afirma Gilberto, para quem essas contas rejeitadas não farão muita diferença, porque o ex-prefeito Nemias já tem outras duas rejeitadas pelo TCE e Câmara de Vereadores o que o torna inelegível nas próximas eleições.

IPA responde Nota sobre perfuratriz, publicada no Blog de Finfa

IPA EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE NOTA DO BLOG

Por  em 17 de agosto de 2015


NOTASobre a matéria publicada no blog, na manhã desta segunda-feira (17), com o título “Governo do Estado coloca perfuratriz a disposição de políticos custodienses”, informamos:
Com o agravamento da crise econômica, a qual afeta significativamente o Brasil, estados e municípios, o Governo de Pernambuco, por meio do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), vem priorizando parcerias em várias áreas da gestão pública. Com o aumento da crise hídrica, devido à estiagem dos últimos quatro anos, o IPA vem trabalhando em parceria com consórcios municipais e/ou entidades da sociedade civil organizada. Neste caso, uma perfuratriz é disponibilizada e o custo de manutenção da máquina é de responsabilidade do consórcio/entidade. Em todos os locais de perfuração, o IPA faz um acompanhamento total das atividades para evitar possíveis desvios de finalidade. Caso alguma irregularidade seja comprovada, as medidas legais serão de imediato tomadas, a exemplo, da suspensão dos trabalhos.
Atenciosamente,
Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Vereador Gilberto prestigia as festas de vaqueiro

O Vereador com seu neto Matheus
e alguns dos vaqueiros premiados 
As pegas de boi já fazem parte da agenda cultural do sertão nordestino. Em Custódia não tem sido diferente! No último sábado teve Pega de Boi na Cacimba Limpa, reunindo muitos vaqueiros e simpatizantes. A noite teve muito forró, com Célio dos Teclados, patrocinado pelo Vereador Gilberto de Belchior.
Vaqueiros premiados na Boa Vista
No domingo a festa foi no Sítio Boa Vista, que realizou a 1ª Pega de Boi no Mato, organizada por Zé de Dau e Luceildo, com o patrocínio do Verador Gilberto, Alencar, Luiz de João, Prefeito Luiz Carlos e outros.
Os vaqueiros premiados foram: 1º Lugar -
O Vereador com Luiz Virgulino, pai do Vaqueiro Matuto
e outros vaqueiros na Pega de Boi da Cacimba Limpa
Claudio e Pipoca e levaram 500,00 de prêmio; 2º Lugar: Thiago, Louro e Cezar, com prêmio de 200,00; 3º Lugar: Coisinha e Daniel, 500,00; Francielio e Matheus, João de Deneco, Cesar Amorim, Daniel, Thiago, Júlio e Nenem foram os demais premiados, com prêmio de 200,00.

A festa terminou com muito forró animado por Célio dos Teclados e Banda.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Agenda de Renan desarma discurso de Aécio

O jornalista Ilimar Franco, principal colunista político do jornal O Globo, detalha hoje, no seu Panorama Político, o clima de baixo astral que tomou conta do PSDB, desde que o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Congresso Nacional, apresentou a chamada "Agenda Brasil", sinalizando que o Senado trabalhará, em conjunto com o Palácio do Planalto, pela governabilidade e pela melhoria das condições econômicas.
"Os tucanos continuam falando grosso, mas perderam a exuberância", diz ele, na nota "Oposição de crista baixa". Segundo ele, os tucanos estão "possessos" com a Agenda Brasil, que "os desarmou". Ilimar afirma que os tucanos não têm como dizer não à agenda, que interessa ao setor produtivo. Até porque, se o fizerem, ficarão marcados como um grupo político que coloca seus interesses pessoais acima dos interesses do País.
Ilimar também antecipou que a tentativa de golpe via TSE se inviabiliza com a aposentadoria do ministro João Otávio Noronha, indicado ao cargo pelo PSDB, no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Segundo o colunista, o governo já tem quatro dos nove votos do Tribunal de Contas da União, que julgará o caso das 'pedaladas fiscais'. No tocante ao TSE, que julgará a ação movida pelo PSDB sobre abuso de poder econômico, Noronha será substituído e o julgamento se arrastará "a perder de vista.
"Caiu a ficha", disse ao jornalista Ilimar Franco um parlamentar aecista. Ou seja: o golpe subiu no telhado. Dois dias atrás, reportagem do 247 apontou que o golpe foi isolado por movimentos simultâneos de Renan Calheiros, Geraldo Alckmin e da própria Globo.

sábado, 8 de agosto de 2015

Times: Combate à corrupção é legado de Dilma

Postado por Magno Martins às 09:00

O jornal Financial Times afirmou em reportagem que o combate à corrupção pode ser o principal legado da presidente Dilma Rousseff pelo Brasil. O governo de Dilma é citado por ser pioneiro ao criar novos mecanismos que aprimoram o combate a crimes contra o patrimônio público, como a delação premiada.
O veículo, que tradicionalmente se posiciona contra o governo, chamou as delações premiadas de “armas de destruição em massa contra a corrupção” e destacou que não há provas sobre o envolvimento da presidente nas denúncias.
"O governo Dilma tem se diferenciado pela forma como lidou com a corrupção endêmica no Brasil. Em 2011, o primeiro ano de seu primeiro mandato, ela demitiu alguns ministros depois de denúncias de corrupção. Em 2013, ela não tentou interferir quando membros do PT foram condenados por envolvimento no mensalão", disse.
Segundo o jornal, após o mensalão, Dilma assinou uma legislação anti-corrupção que permitiu a investigadores negociar a delação premiada, ou acordos de leniência, em que um suspeito pode concordar transformar informante em troca de uma sentença mais leve. 
A reportagem do Financial Times declara que as investigações ocorrem em órgãos independentes, sem que haja influência da presidente.  (BR 247)

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Grêmio Estudantil faz campanha beneficente

Gilberto com Lucas à direita, Otaviano à esquerda e Clara
O presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Polivalente, Lucas, juntamente com o Secretário, Otaviano e a Diretora Social, Clara Beatriz participaram da Sessão Legislativa da Câmara de Vereadores, desta última terça-feira pedindo o apoio dos vereadores para uma campanha de arrecadação de donativos (Gincana Social), que será realizada no mês de novembro. Também haverá os jogos interclasses que serão realizados nos dias 14 a 18 do mês de setembro. Os donativos arrecadados serão distribuídos na véspera do período natalino, em benefício de famílias carentes.
O Vereador Gilberto de Belchior conversou, reservadamente,  com o grupo e prometeu apoio. Na ocasião o Vereador destacou a capacidade e a desenvoltura do Lucas, fazendo votos que o mesmo consiga fazer um trabalho de liderança estudantil, no Município, uma coisa que tem feito muita falta no processo de desenvolvimento e na melhoria da educação. 

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Vereador Gilberto de Belchior está preocupado com o futuro do País

O nosso País vive, a meu ver, uma temporada de “caça às bruxas”, em virtude do processo da Lava Jato, que começou lá atrás com o Mensalão e o comportamento do Congresso Nacional, com destaque para a Câmara Federal, contra o governo da Presidente Dilma e o PT.
Ao contrário do que aconteceu com o impeachment do Presidente Collor, a situação atual é bem diferente. Enquanto Collor era apenas uma jovem liderança que emergia da política alagoana, sem uma base político-social a nível nacional, o atual governo está apoiado em fortes estruturas, a exemplo de centrais sindicais do campo e da cidade, movimentos sociais diversos, setores importantes da sociedade, além, é claro, do próprio PT.
E não é apenas essas estruturas que apoiaram esse governo durante vários mandatos, de Lula e Dilma. Mais importante do que isto são os programas que estão ajudando a elevar o padrão de vida de milhões de famílias, que antes viviam abaixo da linha da pobreza, como o Minha Casa, Minha Vida, o Bolsa Família, o Mais Médicos e muitos outros.
Então, uma ruptura do sistema atual levará a uma nova reflexão, a uma nova realidade, mudando completamente o rumo das coisas. Já se percebe claramente que tudo que acontece em Brasília e no processo da Lava Jato tem como finalidade atingir o PT, o governo e, principalmente Lula. Porém, as pessoas ainda não se deram conta das consequências de uma ruptura desse governo.
Do jeito que as coisas estão indo, eu diria que a crise econômica e política que o Pais atravessa pode ser uma marolinha diante do que pode acontecer, em caso de ruptura. Fiquemos atentos.

Vereador Gilberto de Belchior

Sílvio: “Cunha é petulante, ditador e burro"










Um dos vice-líderes do governo na Câmara, o deputado Silvio Costa (PSC-PE), partiu para o ataque em plenário contra o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), chamando-o de "arrogante, petulante, ditador e burro" ao dizer que ele queria votar as contas da presidente Dilma Rousseff por uma questão pessoal.
Cunha permaneceu calado durante as críticas e, ao fim do discurso do parlamentar, não fez nenhum comentário.
Costa falou quando a Câmara discutia a votação de contas de ex-presidentes, com o objetivo de abrir caminho para apreciar as contas de 2014 da presidente Dilma Rousseff, que correm o risco de serem rejeitadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União).
"Isso é uma questão pessoal e esse seu emocional está errado, vossa excelência vai se dar mal, eu tenho certeza. Esse seu jeito arrogante, petulante, ditador e burro não vai chegar a lugar nenhum", afirmou Costa.
SEM MORAL
O deputado também disse que o TCU não tem "moral" para julgar as contas de Dilma por haver suspeitas contra o tribunal na Operação Lava Jato –o delator Ricardo Pessoa, dono da empreiteira UTC, disse que pagava ao filho do presidente do TCU, Aroldo Cedraz, para obter informações privilegiadas do tribunal. O filho, Tiago Cedraz, nega.
Silvio Costa disse ainda estar "se lixando" para Cunha e encerrou o discurso: "Se vossa excelência quer no pessoal, eu vou no pessoal com vossa excelência, não vou aliviar, vossa excelência envergonha essa casa".

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Vereador Gilberto de Belchior faz visita à Samambaia

O Vereador Gilberto de Belchior aproveitou esse último domingo para visitar algumas comunidades e conversar com a população. Já no sábado conversou com moradores dos sítios, Carvalho, Umbuzeiro e Riacho Novo. No domingo, foi até o Distrito de Samambaia, onde ficou toda manhã conversando e recebendo reivindicações. Fez uma visita a Eva Rodrigues que se recupera de um transplante de rim, feito a cerca de três meses.
Também esteve na oficina de Evanilson, filho de Sebastião de Leu e ficou impressionado com a estrutura de som, luz e palco que está sendo montada, naquele Distrito. Muito investimento foi feito para aquisição de equipamentos eletrônicos, caixas acústicas, etc. Será uma estrutura para atender as principais demandas de show, de médio porte, de toda região.
Alguns problemas na rede de água foram relatados, porém, muitos elogios ao novo Posto de Saúde também foram ouvidos.
Gilberto já levou os problemas ao conhecimento do prefeito Luiz Carlos, que prometeu resolvê-los de imediato.

Certidões saem agora de qualquer cartório

O cidadão pernambucano já conta com uma novidade que está tornando mais prático o acesso aos registros civis – casamento, nascimento e óbito: a solicitação das certidões de qualquer cartório do Estado, independentemente de onde o registro foi feito. O benefício se tornou possível através de ação da Corregedoria Geral de Justiça, que implantou a nova Central de Informações do Registro Civil. Todos os cartórios do Estado ficam obrigados a se interligar à Central, fornecendo dados.
Segundo o corregedor-geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Eduardo Paurá (foto), a Central de Registro foi criada com o objetivo de tornar mais racional, econômico e desburocratizado o acesso da população aos documentos, que são públicos por direito. “Estamos seguindo princípios de eficiência e de segurança na disponibilização eletrônica dos registros”, diz ele.
Para acrescentar: “Essas são diretrizes traçadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que consideramos importantes na nossa gestão”. Antes do sistema, o cidadão que quisesse acessar registros tinha que ir ao cartório de origem, o que implicava despesas com despachantes, além de maior tempo para a obtenção do documento.
A Central de Informações do Registro Civil de Pernambuco se liga às Centrais dos demais Estados brasileiros, que, por fim, unem-se na Central Nacional de Informações do Registro Civil, instituída pelo CNJ. Isso quer dizer que todos os cidadãos brasileiros poderão acessar seus registros de qualquer cartório do país, após a integração total, prevista para o final deste ano.
A Central Nacional facilitará também o acesso dos órgãos públicos aos documentos. Ainda haverá uma interligação internacional, com o Ministério das Relações Exteriores, possibilitando a localização e a emissão de certidões de órgãos consulares brasileiros em todo o mundo.
As certidões eletrônicas solicitadas ficarão disponíveis para o usuário no prazo de 30 dias, podendo ser materializadas em qualquer cartório vinculado à Central. O serviço estará disponível através do pagamento do boleto, que terá seu valor em concordância com a Tabela de Custas e Emolumentos do Estado.
Em Pernambuco, 177 dos 280 cartórios já aderiram à Central. Os demais têm até dezembro deste ano para se integrar, disponibilizando todos os registros desde 1º de janeiro de 1976. Além de Pernambuco, os outros seis estados conectados são: Acre, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, São Paulo.

sábado, 1 de agosto de 2015

Poste da Oi cai sobre casa e família quer indenização

Por muito pouco não aconteceu uma grande tragédia com a família de Dona Maria de Lourdes, moradora do Cruzeiro, nas margens da BR 232, provocada pela queda de um poste, da Oi, sobre a casa dessa família.
O fato aconteceu há mais de trinta dias e só hoje, a empresa fez a retirada do poste, que atingiu uma linha do alpendre, a  parede da frente e o telhado. Logo após a queda, Roberlândia, filha de Dona Maria de Lourdes e do Senhor José Maria procurou a Oi, em Arcoverde, para comunicar o fato, porém, a Empresa não demonstrou nenhuma preocupação e prometeu que resolveria o problema o mais rápido possível.
Trinta dias depois do acontecido, o Vereador Gilberto de Belchior foi procurado por um membro da família e foi até Arcoverde, na última quinta feira, 29, para tentar uma solução. Foi recebido pelo Supervisor Regional, Senhor Rogério, que falou a mesma coisa que já havia dito a filha de Dona Maria de Lourdes. O Vereador alertou o representante da Oi que se o caso não fosse resolvido em 48 horas levaria o caso ao conhecimento do Ministério Público e do CREA para apurar as responsabilidades, inclusive referente a indenização que a vítima tem direito.
Finalmente, o poste foi retirado hoje (01 DE AGOSTO/15), e, conforme pode ser visto pela marca do barro, o poste, que mede mais de 10 metros de altura, só teve cerca de 60 centímetros enterrado, o que, sem nenhuma sombra de dúvida, é uma grande irresponsabilidade de quem executou essa obra, cabendo a Oi toda e qualquer responsabilidade sobre esse incidente.
A família já entrou com uma ação na justiça para ser ressarcida dos prejuízos.