segunda-feira, 22 de junho de 2015

Custodia homenageia Elpídio Pires

Familiares de Elpidio Pires, os vereadores Gilberto de Belchior,
Chico Elizeu e Rone Brabalho, no momento de inauguração do busto.
Com a presença do prefeito, Luiz Carlos, do presidente da Câmara, Ronivlado Pinto Barbalho e dos vereadores, Gilberto de Belchior (Autor do Projeto) e Chico Eliseu, foi inaugurado, nesse sábado, dia 20 de junho de 2015, o monumento com o Busto de Elpídio Pires, que empresta seu nome à Praça localizada no Bairro Mandacaru. Relato da família Pires, representada na pessoa de Élcio Pires conta que Elpídio deixou sua terra, a cerca de 50 anos atrás, forçado pelas circunstâncias da guerra imposta pela política da época, reconstruindo a vida de sua família em terras bem distante, na cidade de Cáceres, Estado de Mato Grosso. 
Detalhe do busto

Sensibilizados, agradecemos penhoradamente, a Gilberto Nunes e seus pares, Vereadores da Câmara Municipal de Custódia, pelo projeto de lei que dá o nome de papai a este logradouro; ao Exmo. Sr. prefeito, Luiz Carlos Gaudêncio, representante do Poder Executivo, pela sanção desta lei, afirmou Élcio.
É uma homenagem tardia, mas justa, desculpem-nos a falta de modéstia, em virtude de tudo que papai representou em vida vivida nesta urbe. Seja como vereador à Câmara Municipal, seja como Prático de Farmácia, como era o título distintivo dos que praticavam essa atividade sem ter formação acadêmica superior, mas que haviam se submetido a exame regulatório exigido pelo Conselho Regional de Farmácia, em Recife. Conta Élcio Pires que naquela época não havia hospital, nem tampouco médicos, exceto em casos esporádicos, ficando a população dependente do saudoso, “Antônio do Posto”, que apesar de não possuir conhecimento e qualificação científica, fazia pequenas intervenções cirúrgicas na farmácia de Elpídio.

Élcio Pires falando da trajetória do pai

Elpídio Pires tinha, em sua farmácia, balança de precisão, pipetas e matéria prima para preparação de alguns medicamentos. Naquela época não havia seringa descartável e as agulhas e seringas eram esterilizados em água fervente e reutilizados em seguida. Os medicamentos vendidos pelos laboratórios não tinham data de vencimento, mas não se tinha conhecimento de problemas de infecção ou de óbitos causados pela ingestão desses medicamentos. Regozijados e enaltecidos, plantamos nesta praça o busto de Elpídio Pires Ferreira, para que seja lembrado, perenemente, como um custodiense que contribuiu, política, social, econômica, moral e eticamente, para o progresso contínuo da Custódia de outros tempos. 
O vereador Gilberto de Belchior ao lado do prefeito Luiz
Carlos  e dos vereadores, Rone Barbalho e Chico Eliseu
Élcio concluiu seu discurso agradecendo, mais uma vez esta homenagem póstuma, prestada a seu pai, abraçando todos os custodienses nas pessoas dos tios: Jandira e Zé Colônia e família; aos primos Pires, Dondon, Enildo, Edilma, Edione, Mário Cesar, filhos e netos e aos primos Souza: Osminda, Zé Carneiro, Fernando, Jailson, João, Zito, Dadinha, Janise, Dedeta, Maria, Jorge, Jânio, Eliane, Sérgio, Ana Cláudia e Toinho, filhos e netos. O vereador, Gilberto de Belchior, autor do Projeto, casado com Edilma Pires, sobrinha do homenageado fez o discurso de abertura da solenidade de inauguração do busto de Elpídio Pires, destacando sua trajetória de vida. Na sequência falou o representante da família Pires, Élcio Pires, o vereador Chico Eliseu e o prefeito Luiz Carlos.

VEJA OUTRAS IMAGENS NO FACEBOOK DA PREFEITURA DE CUSTODIA E DO VEREADOR GILBERTO DE BELCHIOR.

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Missa de 30º Dia para Natalício Virgulino

O cavalo de Natalício ficou junto ao corpo durante toda manhã.
Chegou em casa acompanhado do cachorro, como quem
estavam avisando que o dono havia falecido 
Uma grande multidão compareceu à missa em homenagem ao 30 dia da morte de Natalício Virgulino, celebrada na residência do Vaqueiro, que completaria 84 anos. A celebração aconteceu no último sábado, no Sítio Fazenda Nova, com a presença de muitos vaqueiros, familiares e amigos que vieram dos distritos e das comunidades vizinhas e também da cidade. 
 Ronaldo, filho de Natalício durante toda celebração.
Familiares abraçavam o cavalo.
Antes da celebração foi lida a biografia de Natalício. As qualidades de pai cuidadoso e amoroso, as amizades conquistadas em todos os lugares por onde passou, o prazer pelas festas de vaqueiro, sempre rodeado pelos filhos, amigos e demais familiares, sempre costumava fazer a turma rir, com suas brincadeiras e aventuras. 
Adorava a roça e dela não se afastava. Era um homem sincero, honesto, solidário, alegre e respeitoso. 
Uma multidão foi prestar homenagem a Natalício
O cavalo de Natalício estava ao lado de Ronaldo Virgulino, filho de Natalício. Celado e carregando todos os arreios do seu dono, o animal parecia chorar também. Foi abraçado e fotografado por muitos familiares e amigos de Natalício. 
No final da celebração, o vereador Gilberto de Belchior,  a pedido da família, fez um agradecimento à multidão que se fez presente à celebração e destacou a amizade que Natalício, juntamente com sua família, tinha pelo seu pai, Belchior. Gilberto diz que perdeu um amigo, um conselheiro, um protetor e um grande eleitor.  
O vereador Gilberto de Belchior, amigo da família, ao lado
de Ronaldo e do Cavalo de Natalício.

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Histórias de repórter (29)

Postado por Magno Martins às 08:00


O ex-presidente Lula era líder do PT na Câmara em 1987, ano da Constituinte, quando o entrevistei com exclusividade para o Diário de Pernambuco pela primeira vez. Eleito com a maior votação para Câmara Federal pelo Estado de São Paulo em 1986, Lula foi um aguerrido e combativo líder, tendo uma participação destacada na Constituinte se insurgindo contra o Centrão, movimento da direita conservadora liderado por outro pernambucano – Ricardo Fiúza.
Apesar de ser o candidato natural à Presidência da República na primeira eleição direta pós-ditadura em 1989, Lula não havia ainda construído uma relação maior com Pernambuco. Embora nascido em Caetés, então distrito de Garanhuns, para Lula o mundo girava em torno de São Paulo. Minha curiosidade era ouvir dele relatos das suas origens em Pernambuco, falar mais de sua família.
A política entraria ao longo da entrevista como algo secundário. Eu dirigia a sucursal do DP em Brasília. Além de Pernambuco, apenas Bahia, com o companheiro Fonseca, que dirigia A Tarde, e Fortaleza, com o Diário do Nordeste, entregue ao comando de Ibiapina, tinham sucursais na capital federal.
Por isso, Lula, acostumado a receber na liderança do partido apenas a mídia nacional, se surpreendeu com a minha persistência pela entrevista na condição de representante de um jornal nordestino. Adentrei no seu gabinete com um gravador cafona, tamanho gigante, daqueles de fita cassete. Encontrei um Lula receptivo, brincalhão e sorridente, mas já adepto de charutos e cigarrilhas.
Falou de Dona Lindu, sua mãe, e seu Aristides, o pai, que moravam no sítio Vargem Comprida, em Caetés quando ele nasceu. Num dos relatos sobre a família, lembrou o episódio que viu o pai, então já separado da mãe e morando em São Paulo, pela primeira vez aos cinco anos de idade. Desconfiado, perguntou a mãe: “Quem é esse homem”.
Lula falou, ainda, da sua vida em São Paulo como ambulante, engraxate, office boy e auxiliar numa tinturaria e de seu primeiro emprego com carteira assinada numa fábrica de parafusos. Chegou a abordar, ainda, o episódio em que perdeu um dedo esmagado numa prensa. O incidente ocorreu por volta das duas manhã e Lula teve que esperar até às 6 horas com a mão enrolada em panos para o patrão chegar e levá-lo ao hospital conveniado com o instituto de previdência social da época.
O Lula deputado relembrou ainda da sua entrada no movimento sindical influenciado pelo irmão Frei Chico, que com ele visitou pela primeira vez o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema. “Eu queria só ser um bom profissional, ganhar meu salário, viver minha vida. Ter filhos. Nada disso de ser liderança sindical me passava pela cabeça”, contou.
No campo político, Lula falou dos atritos que teve com Ricardo Fiúza. O Fiuzão, como ele se referia ao deputado pernambucano e líder do Centrão, tentou barrar à limitação do direito de propriedade privada, foi contra o aborto, à jornada semanal de 40 horas, à soberania popular, o voto aos 16 anos e a estatização do sistema financeiro, tudo que Lula defendia e votou favoravelmente.
“Mas o Fiuzão é do diálogo e cumpre o que acerta nas negociações”, disse ele. A entrevista de Lula foi publicada num domingo, passei na rodoviária de Brasília, local em que havia uma banca que se comprova todos os jornais do País, e comprei um exemplar para dar ao meu entrevistado especial.
Ele gostou da entrevista e a partir de então só me chamava de Pernambuco quando me identificava nas coletivas de Imprensa. Mais tarde, candidato à Presidência da República em 1989 contra Collor, pleito em que saiu derrotado, Lula me concedeu outras tantas entrevistas, as quais eram provocadas por ele assim: “Passa no meu gabinete. Quero e preciso falar para Pernambuco”.
A relação foi criada e em 2001, um ano antes de Lula emplacar a Presidência da República depois de três tentativas frustrantes, fui convidado para integrar a sua comitiva numa viagem a Cuba, que contarei em outra oportunidade.

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Concurso de leitura

A coordenadora bibliotecária da Escola Creusa Arcoverde, Claudia Leandro participou da Reunião da Câmara de Vereadores desta terça-feira, dia 09 do corrente mês, acompanhada da aluna, Renata da Silva Carvalho, selecionada pela referida Escola e pela Secretaria Municipal de Educação, para representar o
Município, juntamente com outras alunas, da próxima etapa do 5º Concurso Regional de Leitura, na cidade de Triunfo, no dia 14 de agosto do corrente ano.
Renata fez uma explanação de leitura, na Câmara e no programa, Fala Vereador, desta quarta feira. O Vereador Gilberto de Belchior tem se preocupado muito com o desenvolvimento do aluno, no que se refere a capacidade de leitura, interpretação e escrita, sem o que é impossível o aprendizado nas demais disciplinas.
Gilberto apresentou um Projeto de Lei, que se encontra tramitando na Casa João Miro da Silva, restringindo o uso de celular nas salas de aula, um fato que tem se tornado rotina e que atrapalha muito o aprendizado dos alunos. Muitos países desenvolvidos já tomaram atitudes dessa natureza e o Brasil caminha para isto. Então, já estamos nos antecipando a uma discussão importante no que se refere à melhoria do nível educacional em nosso Município, afirma Gilberto.

Opinião: “Prefeito de Custódia não persegue”

Publicado em Sem categoria por  em 9 de junho de 2015

Prefeito fotoEm sentença proferida no mandado de segurança n.º 0000168-98.2015.8.17.0560, o Poder Judiciário, conformou as decisões administrativas proferidas pelo Município de Custódia, que após o devido processo legal e contraditório, concluíram pela retirada da chamada “gratificação por estabilidade financeira”, praticada em favor de parcela dos servidores municipais, pelo entendimento de que a mesma é indevida.
Segundo o comando sentencial entendeu que a legislação que garantia o direito ao pagamento da estabilidade “invadiu competência reservada ao Chefe do Poder Executivo para iniciativa de leis que disponham sobre servidores públicos, seu regime jurídico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria.”
Assim, o magistrado revogou a decisão liminar concedida em favor dos servidores em abril de 2015, fazendo prevalecer o ato administrativo, que encontra-se em sintonia com as decisões do Tribunal de Justiça de Pernambuco e do Supremo Tribunal Federal.

Com a referida Sentença, todos os servidores que receberam gratificações indevidas, discutida no processo, terão, a partir de agora, essas gratificações retiradas dos seus vencimentos. Essa questão vinha sendo discutida exaustivamente na justiça. O Prefeito não persegue, cumpre o que determina a Justiça.

terça-feira, 9 de junho de 2015

Justiça decide contra gratificação de servidores municipais

Em Sentença divulgada hoje 09/06/2015 10:14, o Juiz  Paulo Rodrigo de Oliveira Maia da Vara Única da Comarca de Custódia, no processo de  MANDADO DE SEGURANÇA N.º 0000068-46.2015.8.17.0560, tendo como impetrantes: ANTONIO MOURA DE REZENDE E OUTROS e como impetrado: CRISTIANO TEIXEIRA DANTAS, representando a Prefeitura de Custódia, denegou a segurança postulada pelos impetrantes, revogando a liminar concedida às fls. 358/360verso e extinguindo o processo com resolução do mérito, nos termos do artigo 269, I, do Código de Processo Civil.

Com a sentença proferida nesta data, todos os servidores que receberam gratificações indevidas, no governo anterior, terão, a partir de agora, essas gratificações retiradas dos respectivos contracheques. Essa luta vinha sendo travada entre o SISMUC  e a atual administração, que nas últimas horas estava sendo acusada de perseguição, pelo SISMUC, em nota através de carro de som. 

Duplicação da BR 232 até Cruzeiro do Nordeste

Câmara comemora e aguarda iniciativa privada

Presente ao anúncio do pacote de concessões na área de infraestrutrura, feito há pouco pela presidente Dilma, o governador Paulo Câmara (PSB) comemorou a entrada do Estado nos seguintes projetos: duplicação da BR-232 de São Caetano a Cruzeiro do Nordeste, construção do Arco Metropolitano nas imediações da BR-101 e três terminais do Porto de Suape (grãos, minérios e contêineres). Segundo o governador, no caso do aeroporto dos Guararapes só deve entrar na primeira rodada de 2016."Esperamos que nossos projetos sejam atrativos à iniciativa privada", disse.

quinta-feira, 4 de junho de 2015

O Sonho da Casa Própria

Senhor Pedro em sua antiga morada
Em passagem pelo Sítio Riacho Novo de Cima o Blog do Vereador flagrou uma cena que reflete o significado do sonho de muita gene de ter sua casinha, com o conforto que uma família merce.
O Senhor Pedro Monteiro de Oliveira estava na frente de sua antiga morada, contemplando a nova mansão, que está praticamente pronta para ser habitada.
A nova morada
Fomos conversar com o senhor Pedro e ele, emocionado, dizia que nunca na vida teria sentido tamanha emoção. Passei minha vida morando num cortiço desse e agora, pensar que vou morar nessa bela casa, para mim é um sonho.

Só tenho a agradecer,
primeiramente a Deus, depois a nossa presidente Dilma e ao vereador Gilberto de Belchior, que vei aqui pedir meus documentos e depois chegou com essa casa, não tenho como agradecer.
Imagem da antiga e da nova morada, um retrato do Trabalho que respeita as pessoas.

Corpus Christi




A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias após o Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

Reforma do Posto de Saúde de Samambaia

O vereador Gilberto de Belchior participou, ontem pela manhã, das cerimônias de sepultamento de Danda, que morreu em consequência de uma descarga elétrica, quando trabalhava na manutenção de um poço amazonas, no sítio da família, juntamente com um irmão e o pai.
Depois, visitou a Escola e tomou cafezinho juntamente com servidores da Escola, onde não houve aulas, tendo em vista que a viúva de Danda era merendeira daquele estabelecimento de ensino.
Em seguida Gilberto aproveitou para vistoriar as obras de reforma e ampliação do Posto de Saúde daquele
Distrito, que tem sido motivo de muitas críticas da oposição. Como se pode ver, as obras estão em ritmo acelerado, e, pelo visto, Samambaia irá ganhar um posto de saúde a altura do seu merecimento. Parabéns a administração, o povo de Samambaia merece.

terça-feira, 2 de junho de 2015

Dilma deve autorizar concessão da duplicação na BR 232 até Arcoverde


10422185_676247505839632_6372619608010690194_n
Informação foi passada por Ministro ao Secretário Sebastião Oliveira em reunião do Consetran. Via pode passar a ser pedagiada após concessão. Arco Metropolitano também no pacote
O Ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, em reunião do Conselho dos Secretários de Transportes do Brasil (Consetrans), realizado no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro deu a boa notícia no primeiro dia de reuniões, que a presidente Dilma Roussff anunciará no próximo dia 9, um novo pacote de concessões ligado à área rodoviária. A expectativa é que sejam autorizados o início do Arco Metropolitano do Recife e a duplicação da BR 232 após o município de São Caetano.
O anúncio fará parte das novas concessões de estradas federais para exploração por parte da iniciativa privada no próximo dia 9. A via pode passar também a ter  pedágio. Em 2015, Pernambuco vai contar com R$ 22,5 milhões oriundos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico – CIDE. A previsão é que o Estado obtenha R$ 65 milhões no próximo ano.

Em janeiro, na conversa que teve com  com o ministro dos Transportes,  o governador Paulo Câmara havia informado que a bancada federal garantira R$ 150 milhões para o projeto diretor da duplicação da BR-232 no trecho entre São Caetano e Arcoverde.

Emenda pode reduzir prazo de filiação partidária

Prazo de filiação – O deputado Silvio Costa (PSC) apresentou, ontem, uma Emenda Aglutinativa na Reforma Política reduzindo o prazo de filiação partidária de um ano para seis meses antes das eleições. “O cenário eleitoral só começa a ser definido no ano das eleições. As convenções partidárias só ocorrem três meses antes do dia da eleição. Em função disso, é muito mais democrático que o candidato faça sua opção partidária quando o quadro eleitoral estiver mais claro”, alega.
O Vereador Gilberto de Belchior encaminhou e-mail ao Deputado parabenizando-o, por entender que o prazo de um ano atropela muitos projetos políticos por ser um tempo muito longo, que antecede muitas decisões político partidárias. Nós políticos somos obrigados a decidir nosso destino partidário antes das decisões sobre coligação, formação de chapas majoritárias e outras questões que ainda não foram solucionadas, argumenta Gilberto.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Armando critica falta de articulação do governo e diz que Paulo Câmara nunca lhe procurou


Foto: Diego Nigro/JC Imagem.


Armando Monteiro Neto (PTB) criticou governo estadual durante entrevista. Foto: Diego Nigro/JC Imagem.
Em meio à crise econômica que atinge o governo federal e os Estados da federação, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto (PTB), fez críticas ao modo como o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), está conduzindo as relações institucionais. De acordo com o ministro, não está havendo comunicação entre o ministério e o governo.
Segundo o ministro, existe um déficit de articulação do governo de Pernambuco em Brasília e completou a crítica citando exemplos de outras gestões estaduais. “Em Brasília, eu vejo outros governadores de oposição que se articulam muito bem, diferente de Paulo Câmara que nunca fez sequer um telefonema com alguma demanda para o Estado”, disse o ministro, nesta segunda-feira (1º).
Durante a entrevista, o ministro citou o “descontrole” do Pacto pela Vida, que apresenta uma escalada no crescimento de homicídios, e disse que a oposição serve para fiscalizar, combater e apontar as mazelas do governo.
“É fundamental que exista a oposição combativa que fiscalize e acompanhe. A oposição na Assembleia (Alepe) tem apresentado as mazelas na gestão atual. Por exemplo, hoje temos um quadro de escalada da criminalidade e aparente descontrole do pacto”, disse o ministro, que também criticou o fato de o governo estadual não pagar o piso salarial dos professores.
A crítica é feita justamente no dia em que são lançadas as novas inserções do PTB de TV e de rádio. São cinco filmes de 30 segundos que estão sendo veiculados em horário nobre, entre 19h30 e 22h. Eles começaram a ser exibidos na última sexta-feira (29) e mostram o agravamento de problemas, segundo o partido, nas áreas de segurança pública, como o aumento da violência, de saúde, educação e mobilidade urbana.
Armando Monteiro Neto (PTB) integra a oposição aos governos socialistas em Pernambuco desde o final de 2013, quando o então entregou os cargos que o partido ocupava na gestão do governador Eduardo Campos (PSB), já falecido.
Os caminhos distintos continuaram em 2014, quando Armando Monteiro Neto foi candidato ao governo de Pernambuco contra o afilhado político de Eduardo Campos, o agora governador Paulo Câmara e saiu derrotado.