sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Formatura do PROERD

A Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura DE Custódia realizou, nesta tarde, a formatura da segunda turma do PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas, que tem como objetivo, realizar um trabalho educacional visando "imunizar" as crianças contra o mal das drogas, um trabalho preventivo de grande alcance social, que vem produzindo resultados importantes onde vem sendo ministrado. 
O PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E., surgido em 1983.
No Brasil, o Programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo Brasil e conta com três currículos:
  1. PROERD para Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental;
  2. PROERD para 4ª série/5º ano do ensino fundamental;
  3. PROERD para Pais/Responsáveis.
O Programa possui como material didático o Livro do Estudante, o Livro dos Pais e o Manual do Instrutor, auxiliando aos respectivos alunos e Policiais PROERD no desenvolvimento das lições.
 
Em Custódia, o Programa foi ministrado pelo Sargento Andrei, que falou da importância e dos resultados que o PROERD vem alcançando no Brasil e no mundo. Ao final da formatura era grande o assédio das crianças para com o Sargento, comprovando a tese de que o policial militar é a figura ideal para ministrar esse tipo de ensinamento, pois, a criança vê no policial uma espécie de herói, despertando assim, o desejo de escutá-lo e de seguir seus ensinamentos.
 
O prefeito, Luiz Carlos, juntamente com a Polícia Militar irá estender o curso para as demais escolas do Município, inclusive para as da zona rural e quilombolas. O vereador, Gilberto de Belchior vai mais além ainda e defende que esse programa deveria ser transformado em disciplina curricular, sem perder a sua essência, ou seja, que continue sendo ministrado no mesmo formato do PROERD. 

domingo, 23 de novembro de 2014

O Petrolão não nasceu nesse governo

Os governos Dilma e Lula vão pagar a conta da Operação Lava-Jato, que investiga a máfia que atua na Petrobras. Mas à medida que avança o processo fica claro que o assalto vem de longe. O lobista Fernando Baiano confessou na PF que faz negócios ilegais desde 2001.
O gerente da estatal, Pedro Barusco, contou que recebe propina por negócios escusos desde 1996. Ambos faturam por lá desde os governos Fernando Henrique.
Por isso, analistas avaliam que, com a evolução da investigação, deve aumentar a lista de políticos envolvidos. Entre cientistas políticos, há os que avaliam que o Congresso viverá fase de grande fragilidade e terá sua baixa credibilidade abalada.(Ilimar Franco - Globo)

sábado, 22 de novembro de 2014

Custódia já chegou a comprometer 112% da receita com folha de pessoal

Matéria de destaque do JC de hoje mostra o desequilíbrio financeiro da maioria das prefeituras de Pernambuco, que diante da grave crise financeira que o País e o mundo vem passando, não dispõem de dinheiro para pagar suas folha de pessoal e realizar os serviços essenciais para a população.
O prefeito Luiz Carlos foi obrigado a afastar centenas de servidores contratados, porque o comprometimento das despesas com pessoal já estava beirando os 70% de toda receita arrecadada.
Porém, conforme a mencionada matéria do JC, Custódia foi um caso extremo, que chegou a comprometer mais que o próprio orçamento com a folha de pessoal, em 2011, quando o prefeito era Nemias (PSB), com a folha atingindo o percentual absurdo de 112% das receitas arrecadadas.
Segundo comentários que circulam por aí, as contas do ex-prefeito Nemias, referente ao exercício de 2012 deverão chegar à Câmara de Vereadores, muito em breve, com parecer do TCE/PE pela rejeição. Imaginem como deverá vir as contas de 2011?

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Armando Monteiro é o ministro do Desenvolvimento


O senador Armando Monteiro Neto (PTB) foi confirmado, há pouco, como ministro do Desenvolvimento. O senador estava reunido com a presidente Dilma Rousseff e o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, no Palácio da Alvorada, residência oficial da presidente.

A pasta de Desenvolvimento está ocupada interinamente por Mauro Borges, desde que deixou o posto Fernando Pimentel, da cota pessoal da presidente Dilma.
Ex-deputado por três mandatos, Armando Monteiro foi eleito senador em 2010 e presidiu a Confederação Nacional da Indústria (CNI) entre 2002 e 2010. Candidatou-se ao governo de Pernambuco neste ano, com o apoio do PT, mas foi derrotado em primeiro turno por Paulo Câmara, nome do ex-governador Eduardo Campos (PSB).

Reunião do CONSEC

O Conselho Municipal de Segurança e Cidadania - CONSEC, sob a presidência do secretário, Cristiano Dantas reuniu-se, no dia 20 do corrente mês, com o objetivo de consolidar informações referentes as ações realizadas pelo Município, órgãos e entidades participantes do referido Conselho, na tentativa de atender as metas do Projeto "Pacto dos Municípios pela Segurança Pública" e elaboração de um relatório.
Cristiano destacou as ações desenvolvidas pelo Município, com o apoio do prefeito, Luiz Carlos, como por exemplo: o Termo de Ajuste de Conduta com o MPPE; melhoria da iluminação pública como forma de contribuir para a segurança pública; cadastro de bares e restaurantes; monitoramento dos pontos de moto-taxistas; sanção da Lei que rregulamentou o uso de câmeras de monitoramento nas áreas externas das agências bancárias; incentivo as atividades culturais; implantação do Programa educacional de resistência às Drogas - PROERD, entre outras.
Porém, o grande fruto do CONSEC tem sido a harmonia e a comunicação entre as entidades participantes. Já ficaram definidas algumas metas a serem perseguidas: A criação de Comissões de Controle de conflitos, nas escolas da rede pública; a realização de palestras educativas com alunos, pais, professores, gestores e convidados, com temas da atualidade, como bulling, violência doméstica e sexual, drogas, bebidas alcoolicas, tabagismo, gravidez precoce, entre tantos outros; bem como a discussão sobre legislação, como: Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Estadual do Aluno, entre outras. A próxima reunião irá envolver donos de bares e restaurantes com relação a venda de bebidas alcooloicas a menores de idade.

domingo, 16 de novembro de 2014

Empresário sequestra ex vereador em Custódia

 
Jeep apreendido pela Ciosac, utilizado pelo empresário sequestrador, com muitas perfurações de bala, durante o confronto com a polícia.
 
Sócio da Fazenda Cavaco, localizada no município de Custódia, que pertenceu ao também empresário, Armando da Fonte, sequestrou, na madrugada deste domingo, um vigia do restaurante Boa Vista, conhecido como Zé Nilton e o ex-vereador, Antônio Nunes Valeriano e irmão do atual vereador, Gilberto de Belchior, os quais conseguiram fugir do sequestro e por sorte não foram atingidos pelos disparos efetuados pelo empresário, cuja identidade ainda não foi revelada.
Imagem do empresário no momento que era levado pela polícia para fazer o exame de corpo de delito.
 
De acordo com informações prestadas por populares, o empresário é supostamente vinculado as empresas, Veneza Veículos e Máquinas e irmão do também empresário, Marco Melo. Ele teria planejado matar o gerente da referida fazenda, não se sabe ainda por qual motivo. O objetivo do sequestro seria para que as vítimas ensinassem a estrada até a Fazenda Cavaco, que fica a cerca de 45 km da sede do Município.
Junto com o empresário foram apreendidas armas de grosso calibre, incluindo espingarda 12, rifle e pistolas de uso proibido, com grande quantidade de munição.
Além do empresário também foi presa uma senhora que o acompanhava em um Jeep destinado a "Test Drive", apreendido pela Ciosac, o que reforça a informação de que o mesmo é ligado a empresa do ramo de veículos, etc.
Outro grupo que encontrava-se em uma SW 4 teria fugido do confronto com a Ciosac.
Neste momento um delegado encontra-se na Delegacia de Custódia lavrando o flagrante e ouvindo uma das vítimas do sequestro, o ex-vereador Antônio Nunes.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Compesa faz trabalho social em áreas de ligações clandestinas

Em visita, nesta manhã,à gerência regional da Compesa, onde teve encontro com o gerente regional, Denis, o vereador Gilberto de Belchior tomou conhecimento dos projetos que a Companhia tem para Custódia, especialmente para as áreas que margeiam a adutora de Fátima, no trecho entre Sítio dos Nunes e Custódia.
São mais de cem famílias utilizando água da adutora,de forma clandestina, já cadastradas pela Compesa, cujas ligações serão cortadas imediatamente, para que toda vazão da adutora chegue até o sistema de distribuição da cidade.
A Compesa irá abastecer essas famílias com carros pipas, bem como outras famílias da periferia da cidade.
A Promotoria de Justiça de Custódia já foi acionada pela Compesa, para tomar as providências cabíveis em casos de reincidência dessas ligações clandestinas.
Toda água destinada à cidade será proveniente da Adutora de Fátima, já que o bombeamento do Açude do DNOCS foi desligado em virtude do colapso dessa adutora. O gerente Dênis pretende bombear cem mil litros d'água por hora com a Adutora de Fátima, mas, para isto é necessário interromper todas as ligações clandestinas.

Tribuna do Leitor: desabafo indignado

De Magno Martins
Como oroboense, pernambucano e nordestino não posso me calar. Por causa de uma derrota eleitoral, o preconceito histórico de algumas pessoas do lado rico do País, que foi privilegiado desde o descobrimento do Brasil, culpa um povo sacrificado e que ainda está sendo chamado de preguiçoso.
Quem executa o trabalho pesado deste País? Se alguns nordestinos dependeram de ajuda para não morrer de fome nas secas e tiveram que pegar um pau-de-arara para ir ao Sul e trabalhar no pesado, a culpa é dos governantes que através dos tempos nunca investiram na nossa região.
A prova de que não somos preguiçosos e incompetentes é que com o investimento dos últimos anos, conseguimos crescer e nos desenvolver mais que as outras regiões do País, mas isso vem incomodando muita gente.
Para ficar clara minha indignação a essas manifestações inaceitáveis, declaro que votei em Aécio Neves e nunca votei no PT, por questões ideológicas. Contudo, tenho que aceitar a fidelidade dos meus conterrâneos que votaram maciçamente em quem lhe tirou a fome com programas sociais e investimentos na criação de fábricas e outros desenvolvimentos.
Ressalto ainda que Aécio perdeu a eleição em Minas Gerais sua terra e não houve críticas preconceituosas sobre isso.
 

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Iniciada mais uma etapa do PNHR em Custódia

O Assentamento Umburanas, localizado no Açude de Negão, como é mais conhecido, começa a receber as obras das unidades habitacionais dos assentados, que ao contrário dos assentamentos anteriores, estão sendo construídas através do PNHR.
O projeto foi elaborado pela Coopercasa, tendo a Associação São Sebastião do Umbuzeiro como coordenadora dos assentamentos de Samambaia e Umburanas.
O vereador Gilberto de Belchior vem participando de todo processo, desde a elaboração dos projetos, acompanhamento da análise pela CAIXA, até a liberação de recursos.


terça-feira, 4 de novembro de 2014

Devedor do IPVA vai para o Serasa

Fonte: Jornal do Comércio de 04/11/2014

Passado as eleições, o governo do Estado já começa a anunciar os pacotes de maldades contra o cidadão pernambucano. A partir da próxima segunda-feira, dia 10 de novembro, a Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco vai passar a negativar no Serasa todos os proprietários de veículos e motocicletas que estiverem inscritos na dívida ativa por atrasos no pagamento do IPVA.

No ano passado, o Estado passou a negativar os nomes dos devedores do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) e este ano iniciou a notificação no serviço de proteção ao crédito de devedores de auto de infração, ou seja, contribuintes que foram notificados de alguma irregularidade tributária e que ainda não regularizou a situação.

Cobrar imposto é preciso, mas, a fúria arrecadadora desse governo é impressionante. Aliás, por que o governo do Estado não anunciou essa medida antes da eleição? A resposta todo mundo sabe! Isto poderia tirar votos de Paulo Câmara, que foi acusado pela oposição de ser “o cobrador de impostos”.

sábado, 1 de novembro de 2014

Oposição chora o leite derramado

TSE: pedido do PSDB não é sério; 'Não somos Venezuela'
Ministro do TSE João Otávio de Noronha - Ailton de Freitas / O Globo
O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro João Otávio de Noronha, disse nesta sexta-feira que o PSDB prejudica a imagem do processo eleitoral e democrático do país ao apresentar um pedido ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de “auditoria especial” sobre o resultado da eleição do último domingo. Sem esconder a irritação com a atitude do deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), coordenador-jurídico da campanha de Aécio Neves, Noronha disse que o Brasil não é a Venezuela ou a Bolívia e que o PSDB não apresentou nenhum fato concreto para questionar o resultado.
— Não somos a Venezuela, a Bolívia. O Brasil é um país democrático e temos uma Justiça Eleitoral democrática. Não acredito que o Aécio esteja por trás disso. É muito negativo para a imagem do processo eleitoral e para o processo democrático. Estão questionando o próprio processo, ao insinuar que ele está viciado. Sou corregedor: que me apontem o erro, os vícios — reclamou.

— O que me leva a crer na falta de seriedade do pedido é se dizer que seria bom auditar por causa da rede social, onde se escreve o que se quer. O fato (que embasa o questionamento) não pode ser fofoca, rede social — disse Noronha, afirmando que o pedido do PSDB não traz nenhum fato concreto.
Noronha, que embarcou ontem para Nova York, disse que a oposição nunca havia feito esse tipo de questionamento antes e acredita que o próprio Aécio poderá sair desgastado por sua equipe tomar tal atitude. O ministro, no entanto, preferiu atribuir a iniciativa ao deputado Carlos Sampaio.
— Eles (a oposição) saíram fortalecidos e acho que agora ele vai sofrer um desgaste. Não teve problema no passado sobre a seriedade da Justiça brasileira. E talvez por isso, agora, esteja sim chorando o leite derramado — disse Noronha.  (De O Globo - Cristiane Jungblut e Júnia Gama)