sábado, 31 de maio de 2014

Bodocó: outro forte grupo político adere a Armando


Acompanhado do deputado federal João Paulo (PT), pré-candidato ao Senado, em viagem pelo Sertão do Araripe, o senador Armando Monteiro (PTB) recebeu o apoio do ex-prefeito de Bodocó, Brivaldo Pereira Alves (PSD) à sua pré-candidatura ao governo de Pernambuco. Brivaldo organizou uma festa com mais de 3 mil pessoas especialmente para fazer o anúncio do apoio de todo o grupo de oposição no município, incluindo vereadores, ex-vereadores e suplentes, além de lideranças comunitárias.

“Fomos abandonados, esquecidos pelo governo do Estado, mas não é só por isso que estamos apoiando Armando Monteiro, é pela sua capacidade, por ser um homem empreendedor, que foi presidente da Confederação Nacional da Indústria, considerado o senador nota 10 do país”, disse Brivaldo, observado pelo senador Humberto Costa (PT), deputados federais e estaduais, além de prefeitos da região.

“Nunca vi numa página de jornal ter uma notícia de uma irregularidade ou qualquer coisa envolvendo o senador Armando Monteiro. Essa é uma história bonita, que merece o apoio de todos os pernambucanos”, acrescentou Brivaldo, bastante aplaudido.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Petistas confirmam vinda de Dilma a Pernambuco na próxima terça-feira


Petistas de Pernambuco confirmaram hoje que a presidente Dilma Rousseff estará em Pernambuco na próxima terça-feira, dia 3, para inaugurar obras do governo federal no Recife e em Caruaru.
Até a noite desta quarta-feira, entretanto, nem o Palácio do Governo nem a Prefeitura do Recife tinham confirmação sobre esta visita.
Segundo versão dos petistas, a presidente irá primeiramente a Caruaru para inaugurar o Hospital Mestre Vitalino, construído com recursos do Ministério da Saúde.
Em seguida ela virá ao Recife para inaugurar a Via Mangue, às 16h, em companhia do prefeito Geraldo Júlio (PSB), do ex-prefeito João da Costa (PT), do deputado João Paulo (PT) e do senador Humberto Costa (PT).
Para desmistificar a versão de que a Via Mangue é obra do governo federal, a Prefeitura do Recife informou hoje que dos R$ 431milhões que nela foram gastos, menos de 5% foram de transferências voluntárias da União.
A maior parte do dinheiro (R$ 331 milhões) foi fruto de um empréstimo contraído pelo então prefeito João da Costa (PT) na Caixa Econômica, o qual será regularmente pago pela municipalidade.

Forbes elege Dilma a 4ª mulher mais poderosa do mundo

Valor.
A presidente Dilma Rousseff (PT) foi considerada a quarta mulher mais poderosa do mundo pela revista Forbes. A lista das cem mulheres mais poderosas é encabeçada pela primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, seguida pela presidente do Federal Reserve, Janet Yellen, e por Melinda Gates, pela fundadora da instituição Bill & Melinda.

Após a presidente, o quinto posto está com Christine Lagarde, diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI). Na sequência, na sexta posição, figura Hillary Clinton, ex-secretária dos Estados Unidos.

Completando os dez primeiros lugares no ranking da Forbes estão Mary Barra, executiva-chefe da General Motors (GM), em sétimo, Michelle Obama, primeira-dama dos Estados Unidos, em oitavo, Sheryl Sandberg, diretora operacional do Facebook, em nono, e Virgina Rometty, executiva-chefe da IBM, em décimo.

O ranking traz 18 estreantes, como Yellen, e a presidente do Banco da Rússia, Elvira Nabiullina. Merkel, por sua vez, apareceu dez vezes nas últimas onze edições da lista, sendo nove vezes em primeiro lugar.

A dirigente da Petrobras, Graça Foster, também tem seu lugar no ranking deste ano da publicação, na 16ª posição.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Tribunal de Justiça de Pernambucano declara ilegal greve dos servidores da educação de Custódia

Do blog Custódia

A Corte Especial do Tribunal de Justiça de Pernambuco declarou na tarde dessa segunda-feira, dia 26 de maio de 2014, ilegal o movimento grevista deflagrado pelos servidores da educação do Município de Custódia, nos autos da ação declaratória de ilegalidade de greve n.º 336.063-6. 

O colegiado acompanhou o voto do Desembargador Fernando Martins, que entendeu que o direito de greve não pode ser privilegiado em detrimento do direito da educação, lembrando ainda que o serviço é essencial e não pode parar por nenhuma hipótese. Foi determinada a suspensão imediata da greve com o retorno dos profissionais as suas atividades, sob pena de fixação de multa diária no valor de 1.000,00 (um mil reais) em caso de descumprimento. 

Segundo o advogado Pedro Melchior de Mélo Barros que defendeu o Município de Custódia, a decisão da Corte Especial do Tribunal de Justiça de Pernambuco, reafirmou a jurisprudência das cortes de justiça brasileiras que proclamam a impossibilidade da interrupção dos serviços relacionados à educação, sendo uma vitória para os quase sete mil alunos da rede municipal de educação que terão as suas aulas estabelecidas. O Tribunal reconheceu ainda que o sindicato dos servidores de custódia não respeitou as regras legais, de modo que deve determinar o imediato retorno dos profissionais aos seus postos.

Prefeitos não influenciam

Blog do magno
  Toda semana um prefeito adere ao palanque de Paulo Câmara, candidato a governador pelo PSB. Há 15 dias foram os de Gravatá e Arcoverde, dois importantes colégios eleitorais. Ontem, foi o da pequenina Santa Terezinha, no Sertão do Pajeú. Que importância tem no processo eleitoral? Se o gestor estiver bem com a população, soma.
São raros, entretanto, os que estão bem avaliados. Sem sintonia com o seu eleitorado o apoio pode ser maléfico, ou seja, tirar mais votos do que transferir. No Interior, quando a população anda desapontada com o prefeito que elegeu toda decisão tomada por ele, costuma reagir na outra mão, votando no candidato oposicionista.
Com o municipalismo falido e prefeito se dando ao luxo de exibir carros caríssimos, como Hillux, enquanto a saúde e a educação não funcionam, a ira do eleitor aumenta muito mais. Por isso, não é bom soltar fogos para adesistas.
Prefeito que muda de lado como o vento e de candidato ao sabor do oportunismo, ganha, consequentemente, a ojeriza e o repúdio dos formadores de opinião, perdendo o voto livre e independente.
O que vai definir esta eleição para governador não é a soma de apoios de prefeitos, mas a grande possibilidade do eleitor casar o voto com o do seu candidato a presidente, especialmente porque, no caso de Pernambuco, pela primeira vez o Estado tem um candidato ao Planalto.
Se Eduardo crescer nas pesquisas e sinalizar alguma chance de ir ao segundo turno evidentemente que o seu candidato no Estado, Paulo Câmara, tira dividendos. Mas se continuar patinando e Dilma ameaçar liquidar a fatura logo no primeiro turno, nem um milagre arrasta Câmara.
Consequentemente, Armando se beneficia, assim como o candidato a senador da sua chapa, o deputado João Paulo, que já tem, historicamente, identidade com o palanque nacional petista. Se prefeito decidisse eleição ou influenciasse para cima, José Múcio Monteiro tinha derrotado Arraes em 1986 e Mendonça Filho igualmente Eduardo em 2006.

domingo, 25 de maio de 2014

Custódia firma pacto pela segurança pública

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e as prefeituras de Serra Talhada, Calumbi, Custódia, São José de Belmonte, Santa Cruz da Baixa Verde e Triunfo assinaram na tarde desta quinta-feira (22) o “Pacto dos Municípios pela Segurança Pública”. Esta mobilização proposta pelo MPPE já conta com mais de 39 municípios em todo o Estado de Pernambuco e propõe que todas as autoridades dêem as mãos na busca pela diminuição da violência. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores de Serra Talhada (CMST). Na solenidade o Prefeito da Custódia Luiz Carlos Gaudêncio de Queiroz, foi representado pelo Secretário de Administração Cristiano Dantas.

Durante a solenidade foram apresentadas sugestões que deverão contribuir para a diminuição da violência, uma dura realidade apresentada em nosso cotidiano. Uma das sugestões foi o cadastramento de bares e restaurantes, legalizando estes estabelecimentos apontados como principais focos de desentendimentos e ocorrências de natureza violenta. IMG_0753
Durante a apresentação das propostas, feitas pelo Dr. Paulo Augusto, promotor de justiça e coordenador do projeto, mostrou-se a fragilidade dos conselhos tutelares, a importância da instalação de câmeras de vigilância entre outras medidas que deverão ser aplicadas pelo município com parceria com o Ministério Público e sociedade. Para o Ministério Público, ações do município no sentido de equipar e regulamentar através de leis o ordenamento comercial, colaboram sensivelmente com o combate a violência e lembrou a todos os prefeitos presentes que existem incentivos financeiros para os municípios que elaborarem projetos de sucesso no combate à violência, com o chamado ICMS DA PAZ.
 

Ex prefeitos de Custódia Estão inelegíveis

Tribunal de Contas entrega ao TRE lista de gestores que tiveram contas julgadas irregulares

Veja a relação dos Ficha Suja, divulgada pelo Tribunal de Contas de Pernambuco, que não poderão se candidatar: http://www.tce.pe.gov.br. Os nomes dos responsáveis que tiveram suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas julgadas irregulares, por decisão irrecorrível, nos 08 (oito) anos anteriores ao pleito de 05/10/2014.

Em Custódia estão inelegíveis:

Nemias Gonsalves de Lima;
José Esdreas de Freitas Gois;
Gerardo Collyer Júnior.

A chamada Lei da Ficha Limpa, antigo anseio popular, impede o político condenado por órgãos colegiados de disputar cargos eletivos. Foi aprovada no Congresso e sancionada, pelo presidente Lula, em 2010, ano eleitoral. A aplicação da lei, porém, dividiu opiniões e levou a um impasse que só se resolveu cinco meses após a eleição, quando o Supremo decidiu que a regra só valeria a partir de 2012. Numa análise rápida pode parecer uma derrota dos eleitores para os políticos corruptos. Não é. Ao decidir pela aplicação da lei apenas a partir de 2012, o tribunal preservou a segurança jurídica brasileira, um dos pilares da democracia.

Dilma a Ronaldo: 'Não temos complexo de vira-lata'


A presidenta Dilma Rousseff, durante 17º Congresso Nacional da União da Juventude Socialista em Cruzeiro Novo/DF
Foto: Givaldo Barbosa
A presidenta Dilma Rousseff, durante 17º Congresso Nacional da União da Juventude Socialista em Cruzeiro Novo/DF Givaldo Barbosa
Azedou o clima entre a presidente Dilma Rousseff e ex-atacante Ronaldo, que em entrevista concedida nesta sexta-feira, disse estar envergonhado com os problemas da má organização para a Copa do Mundo. Sem citar o jogador, com quem há alguns meses fez um bate-bola no Twitter para promover o evento, a presidente respondeu afirmando que o Brasil não tem complexo de vira-lata. Aproveitando o palanque do PCdoB, em discurso de campanha, a presidente disse que o governo brasileiro tomou todas as medidas necessárias para a realização dos jogos.
— O nosso país fará a Copa das Copas. Não temos do que nos envergonhar. Não temos complexo de vira-lata — reagiu Dilma, que também afirmou que seus adversários vão voltar ao passado e colocar o país de joelhos.
As respostas da presidente foram dadas durante sua participação no 17º Congresso da União da Juventude Socialista (UJS), que reuniu 3 mil jovens militantes em Brasília. Os presentes cobraram a revisão da Lei de Anistia, com punição aos torturadores.
Durante o evento, Dilma disse lembrar dos tempos difíceis da juventude. Mas ela declarou que eles tinham rumo e sabiam o queriam para o país. A presidente aproveitou para alfinetar os adversários Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), sem citá-los
ALFINETADAS EM EDUARDO E AÉCIO
— Quanto mais nos aproximarmos da campanha eleitoral, mais será charmoso falar da juventude do Brasil. Mesmo os que não fizeram nada pela juventude do nosso país. Mesmo aqueles que já nasceram velhos vão se empenhar. Quero falar com vocês, onde eles estavam? — cobrou Dilma, ao listar as ações do governo petista na educação, voltada para os jovens.
A presidente perguntou onde estavam os adversários quando o PT criou o Prouni, estatuto da juventude, Reuni, o Enem, Sisu, Pronatec, sistema de cotas para nas universidades e o aumento dos investimentos na educação que, segundo ela, cresceram 223% entre 2002 e 2014. Segundo Dilma, o orçamento da Educação pulou de R$18 bilhões em 2002 para R$ 112 bilhões neste ano.
— Onde estavam eles quando o governo conseguiu destinar 75% dos royalties do petróleo para a Educação? — perguntou Dilma inúmeras vezes durante o discurso.
Ela citou ainda o marco civil da Internet, e reafirmou que não permitirá o retorno ao passado.
— Não deixaremos passar o atraso por porta nenhuma — discursou a presidente, insistindo que é a sua agenda que é para o futuro.
No discurso marcadamente em tom de campanha, Dilma disse que ela é a opção das mulheres, dos negros, dos excluídos, dos pobres e “dos que mais sofrem”.
— Os que querem voltar vão tomar medidas impopulares, o arrocho salarial, desemprego e recessão. estamos aqui para dizer que não voltarão! (De O Globo - Geraldo Doca)

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Vereador Gilberto desmente oposição

Blog do Magno

Custódia: vereador desmente denúncias da oposição
 
O vereador Gilberto de Belchior (PSD) rebateu, há pouco, as acusações feitas por um grupo de parlamentares da oposição ao prefeito de Custódia, Luiz Carlos (PT), segundo os quais a irmã do pessedista, Teresa Valeriano de Freitas, estaria sendo beneficiada com salário acima dos demais servidores da educação que ocupam o mesmo cargo que ela, no caso, de diretora-adjunta de uma escola municipal.

Gilberto acusa os vereadores de formular acusações sem apurar corretamente os dados e que, por expor sua irmã ao constrangimento, irá acioná-los judicialmente por crime de danos morais.

Leia a íntegra:

"A propósito da nota veiculada neste blog, sob o título 'Oposição denuncia esquema de favorecimento em Custódia', gostaria de restabelecer a verdade no que diz respeito a minha irmã, Teresa Valeriano de Freitas, Matricula nº 001499, professora primária, pós-graduada , tendo ingressado no quadro de servidores efetivos da prefeitura em 02/01/1989, mediante concurso público, ocupando atualmente o cargo de Diretora Adjunta do Colégio Municipal Ernesto Queiroz, cujos Contracheques e Portaria seguem em anexo, comprovando, pois, que as afirmações feitas pelos denunciantes são inverídicas, e por assim dizer, estão causando enorme constrangimento e danos a reputação moral e profissional da referida servidora.

A denúncia em pauta obriga a servidora a expor sua vida privada, agravando mais ainda o dano e o constrangimento aos quais está sendo submetida pelas declarações ofensivas, nas redes sociais, da tribuna da Câmara Municipal, de rádios, etc.
Os acusadores se embasaram na Folha de Pagamento de março do corrente ano, quando a servidora recebeu retroativo, conforme está evidenciado nos contracheques em anexo. O contracheque de março mostra o salário real da servidora, no valor de R$ 2.703.52 mais Anuênio de R$ 567,74 mais gratificação pelo cargo de Diretor Adjunto no valor de R$ 1.892,46, totalizando R$ 5.163,72.
Quanto ao dano moral, o constrangimento e outras consequências advindas dessa atitude irresponsável dos acusadores, medidas judiciais já estão sendo tomadas.
Pelo exposto, solicito ao eminente reporte a divulgação de todo teor desta nota, juntamente com os anexos, com base no Art. 5º, Inciso V da nossa Carta Magna.

Gilberto Nunes Valeriano.
Vereador."


 

Dilma vence no primeiro turno

         
O Blog do Vereador antecipa os números da pesquisa que será divulgada hoje a noite
:
Números extraoficiais, vazados pela coluna Radar, apontam a presidente Dilma Rousseff com 40%, contra 20% de Aécio Neves e 11% de Eduardo Campos; os três teriam crescido em relação à pesquisa anterior, reduzindo o percentual de indecisos, brancos e nulos; com os dados já vazados, dia será de intensa especulação no mercado financeiro; ao contrário de Sensus e Datafolha, Ibope não confirma a expectativa de segundo turno e mostra reeleição da presidente já em outubro; Ibope, de Carlos Augusto Montenegro, antecipou a divulgação dos resultados, que sairia à noite, para o meio-dia

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Lula volta a PE: alavancar Armando, João Paulo e Dilma

Do Diario de Pernambuco - Aline Moura
 Depois de passar quase três anos sem vir a Pernambuco, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passará dois dias (13 e 14 de junho) em maratona pelo Estado para ajudar a embalar a pré-campanha do senador Armando Monteiro Neto (PTB) ao governo estadual e do pré-candidato ao Senado pelo PT, João Paulo. A visita também será um termômetro de como anda a relação do ex-presidente com o ex-governador e presidenciável Eduardo Campos (PSB). Esta será a primeira vez que Lula vem ao estado sem ter Eduardo como anfitrião.

Lula desembarcará em Pernambuco com a presidente Dilma Rousseff, em voos separados. Ele terá compromissos políticos - não adiantados por sua assessoria - e participará de um evento ao lado de Dilma e Armando Neto à noite, fora de horário de expediente.

A visita antecipada do ex-presidente a Pernambuco segue uma linha estratégica montada por ele e pelo comando da campanha de Dilma. Nos bastidores, a visita “casada” com a da presidente é uma tentativa de abafar o movimento “Volta, Lula” e enfraquecer seus dois principais concorrentes ao Palácio do Planalto, o senador Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos. Além de Pernambuco, a dupla visitará mais cinco estados, todos por motivos particulares, como São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul. (ver quadro).

A visita do ex-presidente foi confirmada ao Diario pelo Instituto Lula, que não adiantou os municípios que serão visitados pelo petista. A data da visita foi repassada pelo senador Humberto Costa.

Reação de Minas contra a atitude de Eduardo

 Minas está em pé de guerra com o candidato do PSB ao Planalto, Eduardo Campos. As reações, duras, pelo fato dele ter rompido acordo com Aécio Neves, para não lançar candidato a governador do PSB naquele Estado, começam a se esboçar.
Presidente da legenda tucana em Minas, Marcus Pestana diz que, em nenhum momento, o partido foi informado de uma posição diferente de Eduardo, pela qual o PSDB apoiaria o candidato socialista em Pernambuco e o PSB faria o mesmo em Minas, apoiando um candidato tucano.
“Não fomos comunicados. Para nós, a quebra da palavra empenhada é grave. Romper o acordo de Minas, com contrapartida em Pernambuco, é algo inacreditável”, disse Pestana, para quem haverá desdobramentos ruins para o PSB.
“Eduardo tem a pretensão de ser presidente da República? Será que imagina ter o nosso apoio numa hipotética passagem para o segundo turno? Com que argumentos ele pode propor qualquer acordo futuro com o PSDB se fura os compromissos assumidos já no primeiro degrau da escada?”
Pestana realça que, diferentemente do PSB, que está integrado ao governo tucano de Minas desde 2002, quando Aécio chegou ao Palácio da Liberdade, “o PSDB fazia oposição ao governo de Eduardo Campos em Pernambuco”.
“Nós cumprimos a nossa parte no acordo”, acrescentou, numa conversa com Josias de Souza. “Fizemos isso confiando na palavra do Eduardo. Como pode agora o PSB, que participa do nosso governo, dizer que não vai nos apoiar em Minas?” O candidato de Aécio à sucessão mineira é o tucano Pimenta da Veiga. Isso é uma agressão à memória do Sérgio Guerra”,  declarou Pestana, referindo-se ao ex-presidente nacional do PSDB, morto em março passado.
Guerra era amigo de Eduardo Campos. “Foi ele quem negociou esse acordo, sacramentado na casa do Eduardo!, lembra Pestana. Na última segunda-feira, após participar da solenidade de lançamento da candidatura do ex-governador tucano Antônio Anastasia ao Senado, Aécio também disse meia dúzia de palavras sobre a movimentação do PSB.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Minha Casa, Minha Vida vai continuar, diz Dilma

331


A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira que o governo vai lançar a terceira fase do programa Minha Casa, Minha Vida. “Ele (o programa) vai continuar e as pessoas que não obtiveram (uma casa nas edições anteriores) têm que saber que nós estamos discutindo o Minha Casa, Minha Vida 3″, disse Dilma, durante cerimônia de entrega de chaves do programa em Parnaíba, no Piauí.
Ela pontuou que a primeira fase do programa, ainda do final do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, foi feita para 1 milhão de pessoas. Em 2011, disse a presidente, o número de beneficiados subiu para 2,7 milhões. “Vamos fazer outro Minha Casa, Minha Vida”, garantiu.
Em Parnaíba, a presidente Dilma encerra um dia com intensa agenda no Nordeste. No município piauiense, ela faz a entrega simbólica das chaves do Minha Casa, Minha Vida. As casas fazem parte do conjunto Rosápolis e vão beneficiar 3.672 pessoas. Mais cedo, a presidente participou de cerimônias de formatura do Pronatec em João Pessoa, na Paraíba, e em Teresina, no Piauí.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

PSB e PSDB: Eu avisei que esse namoro não iria prosperar

A política de boa vizinhança entre os presidenciáveis, Eduardo Campos e Aécio Neves começa a se desmoronar, é o que está sendo estampado em todos os veículos de comunicação do País.
Logo no início desse namoro, eu dizia que isto não podia dá certo, senão vejamos: Eduardo ajudaria Aécio em Minas e em São Paulo, enquanto isto, Aécio deixaria seu partido apoiar Eduardo em Pernambuco, aliança anunciada pelo deputado Sérgio Guerra, antes de morrer. Ora, se Eduardo apoia Aécio nos maiores colégios eleitorais do País, Minas e São Paulo, quem iria fazer a campanha dele lá? A contrapartida de Aécio seria o apoio do PSDB em Pernambuco, um colégio eleitoral insignificante, na eleição presidencial, onde teoricamente Eduardo não precisaria desse apoio.
Com o pé na estrada, agora é que Eduardo notou que precisaria de palanque em São Paulo e em Minas, e, no desespero, tenta fazê-lo, talvez tarde demais. Para mim foi ingenuidade, coisa de otário!

Vereador Gilberto de Belchior
 

Greve: na véspera Eduardo festejou 'segurança' em PE

Josias de Souza (Blog)
Na véspera da greve, em discurso para uma platéia de estudantes, na cidade baiana de Vitória da Conquista, o presidenciável Eduardo Campos (PSB) jactou-se na última segunda-feira dos êxitos que obteve como governador de Pernambuco na área de segurança pública (ouça abaixo). Ele disse que a polícia pernambucana passou a ser “gerida com autoridade” e “com planejamento”. Por isso, a violência “não estourou” no Estado. Menos de 24 horas depois desse discurso, estourou a greve da PM de Pernambuco, que espalhou  violência   pela capital, Recife, desde terça-feira.
Na sua passagem pela Bahia, Eduardo Campos estava acompanhado das candidatas do PSB ao governo do Estado, a senadora Lídice da Mata, e ao Senado, a ex-ministra do STJ Eliana Calmon. Ele fez críticas duríssimas ao governo Dilma Rousseff, inclusive na área de segurança. Disse que “a União fica de costas” para os problemas: “No ano passado, passou R$ 300 milhões para todos os Estados da federação. Absolutamente nada!”, declarou. Bateu também na Polícia Federal, que não consegue deter a entrada de armas e drogas no país. As fronteiras estão “escancaradas”, afirmou.
Foi nesse contexto, que Campos mencionou Pernambuco como contraponto positivo. “A violência estourou no Brasil e no Nordeste inteiro”, disse. “Por que lá em Pernambuco não estourou? Por que é o único Estado que, em sete anos ininterruptos caiu a violência? Por que nós fomos premiados pela ONU? [Por que] nós, que éramos a capital mais violenta do Nordeste, o Recife, hoje é a mais segura? Porque teve trabalho. Não deixamos interferência política nas polícias. Fizemos um plano de policia chamado Pacto pela Vida, com prevenção social…”
Em Pernambuco, disse o ex-governador, a política vem “sendo gerida com autoridade, com planejamento, trocando a força pela inteligência. Fizemos um programa de governo na segurançaa pública que fez avançar a sensação de segurança nos quatro cantos do Estado.”

Nesta quinta-feira (15), num instante em que Pernambuco teve de recorrer ao Exército e à Força Nacional para conter a violência, Eduardo Campos reposicionou-se em cena. Divulgou uma declaração que inclui um apelo à sensatez. “A hora agora é de bom senso, de lutarmos juntos por melhores salários, sem contudo deixar a sociedade pernambucana no medo e na insegurança. A melhor solução virá do diálogo e do respeito às leis. É o que todos queremos”, declarou.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Dilma envia tropas federais para dar segurança ao povo de Pernambuco

Força Nacional inicia patrulhamento no Grande Recife
























O primeiro grupo da Força Nacional de Segurança Pública iniciou há pouco a mobilização para dar suporte ao esquema de segurança no Recife e Região Metropolitana, que estão sem a cobertura da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiro desde a manhã da última terça-feira (13). A Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Área de Caatinga (Ciosac) vai ficar responsável por orientar a Força Nacional na localização e geografia das cidades. O grupo, apesar de ser ligado à Polícia Militar, decidiu não apoiar a greve.
Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) deve trazer mais tropas da Força Nacional às 11h30 e outro às 16h30, conforme assessoria de comunicação do Governo de Pernambuco. O contingente das tropas não foi informado, segundo a assessoria, para não atrapalhar o esquema de segurança montado para coibir a onda de assaltos e vandalismo que aterroriza a população.

A presença da Força Nacional faz parte de um pedido feito pelo governador João Lyra Neto (PSB) ao Governo federal para preservar a ordem pública e a segurança dos cidadãos e do patrimônio do estado. A solicitação foi feita na noite de ontem (14), em caráter de urgência, e enviado para a presidente Dilma Rousseff (PT).

O pedido também foi encaminhado para o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que desembarca na capital pernambucana por volta das 16h. Após se reunir com o governador, o ministro irá comandar pessoalmente a atuação das tropas federais.


Dom blog do Magno
 
 

Governo do Estado cancela carros pipas

De acordo com informações do IPA, o governo do Estado cancelou o abastecimento d'água que estava sendo feito através do IPA em comunidades rurais, nos municípios onde choveu acima de 400mm até o presente momento, deixando muitas famílias sem abastecimento, principalmente onde as chuvas não foram suficiente para acumular água nos barreiros e cisternas.
Muitas pessoas estão procurando o IPA para pedir ordens de abastecimento, mas a resposta é a mesma: "Não tem mais pipa".




terça-feira, 13 de maio de 2014

Sessão legislativa tumultuada

Acabou agora a pouco a 13 Sessão do Legislativo Municipal que contou com presença de um grupo de servidores municipais, portando faixas contendo algumas reivindicações salariais, com gritos e xingamentos dirigidos ao governo municipal, dificultando o andamento da Sessão Plenária.
A Câmara de Vereadores não recebeu nenhum documento dos servidores contendo nenhuma proposta salarial, e, apesar das faixas estamparem algumas reivindicações, não parecia haver ninguém interessado em discutir coisa alguma, apenas gritaria e xingamentos, dando uma conotação política ao ato.
Vereadores da oposição faziam discursos inflamados contra o governo e eram fortemente aplaudidos, enquanto outros vereadores que cobravam uma discussão séria e objetiva eram interrompidos e até vaiados.
O que mais se ouviu nos discursos da oposição e de alguns servidores era a existência de marajás na folha de pagamento, mas o vereador Gilberto de Belchior propôs um Requerimento reduzindo os salários dos marajás para beneficiar os que ganham menos e, contraditoriamente, foi rejeitado, pelos vereadores da oposição e pelos próprios servidores.
Então, afirmou Gilberto, ao final da Reunião: "Vocês não vieram aqui para resolver nada, vieram para fazer teatro". Se acham que existe marajás na folha de pagamento,  não vamos pedir auditoria ao TCE ou ao MPPE, porque o resultado talvez não saia nesse governo. Vamos fazer uma auditoria agora, seja através de uma CPI, seja como quiserem.
Para o vereador Gilberto de Belchior, num ponto os servidores e a oposição estão certos. Existem sim marajás na folha de pagamento, porém, nem a oposição nem os servidores querem mexer neles, porque são todos servidores que ocuparam cargos comissionados no governo passado, perderam o governo mas ficaram com salários muito acima do máximo previsto no P.C.C.R., só Deus sabe como.
O P.C.C.R dos servidores foi uma conquista muito importante e foi gestado por duas mãos: o vereador Gilberto de Belchior apresentou um projeto e o vereador Luiz Carlos outro. Entraram em acordo e as duas propostas resultou no que temos atualmente. Ninguem vai tirar esse mérito nosso. Fazer discursos e jogar para a plateia é fácil, difícil é produzir resultados.
Algumas audiências já aconteceram entre os servidores, governo e o Ministério Público, para negociar débitos de mais de quatro milhões de reais deixados pelo prefeito anterior, somente com os servidores, referente a precatórios não pagos, folha de dezembro de 2012, 13º de 2012, etc., outros pleitos foram atendidos nessas audiências, isto prova, que o governo vem agindo com responsabilidade, o que não acontecia antes.
O teatro armado hoje por alguns servidores e a oposição dificulta o debate que pretendemos fazer para aperfeiçoar a nossa política salarial, de forma que a maioria que mais trabalha e menos recebe seja beneficiada, finaliza Gilberto.

A festa das mães

Escola da Lagoinha
Um grande show tem sido as festividades organizadas pela Secretaria de Educação para homenagear as mães custodienses, na cidade e distritos.  As escolas capricharam no figurino, nas apresentações, feitas pelos alunos e nos brindes. Muita emoção e muito choro das mães ao verem seus
Escola da Lagoinha
filhos exibirem mensagens, das mais variadas formas, para expressar o amor e o carinho por esse dia tão especial, o Dia das Mães.
As mães compareceram em peso, nas suas respectivas escolas. Mais de mil brindes foram sorteados nas escolas do Município, um esforço feito
Escola da Lagoinha
pelas equipes gestoras, professores e demais servidores das escolas, com destaque também para as merendeiras que capricharam na merenda.
O vereador Gilberto de Belchior participou das festividades nas escolas do Ingá, da Lagoinha, do Buenos
Escola do Buenos Aires
Aires, do DNOCS e do Colégio Ernesto Queiroz, que reuniu todas as escolas da cidade e elogiou a programação da Secretaria, em dias alternados, dando condições para que as pessoas convidadas possam comparecer ao máximo de eventos.

Escola do Buenos Aires
Escola do DNOCS
Escola do DNOCS
Escola do Ingá
Escola do Ingá
Escola do Ingá
Escola do Ingá
Escola do Ingá
 
CRÍTICAS

Algumas críticas da oposição foram postadas nas redes sociais, afirmando que os professores foram forçados a pagar 30 ou 50 reais para a organização das festividades.  Para o vereador Gilberto esse tipo de crítica tenta tirar o mérito de centenas de professores, merendeiras, pessoal administrativo  equipes gestoras,  que se dedicaram com tanto amor e até investiram um pouco do seu dinheiro para fazer uma festa tão bonita e tão merecida. Sempre foi assim. Os servidores sempre fizeram cotinhas e sem isto a festa não aconteceria.
Parabens equipes gestoras, professores e demais servidores da Educação pelas homenagens que vocês prestaram as mães, essa figura que é fonte inesgotáveis de amor, de ternura, de carinho e de dedicação as suas famílias e em especial aos seus filhos, cuidando da saúde, do caráter e principalmente da educação.
PARANENS A TODAS AS MÃES
Vereador Gilberto de Belchior 

sábado, 10 de maio de 2014

Construção do forum de Custódia

Assinada a escritura de doação do terreno pra construção do fórum de Custódia, resta agora pressionar o TJPE para que as obras comessem o mais rápido possível.
Essa obra está sendo cobrada há muito tempo, principalmente pelo Poder Legislativo Municipal, que já teve Requerimento encaminhado ao Tribunal de Justiça, em 2012, de autoria dos vereadores, Gilberto de Belchior e Luiz Carlos, conforme postagem abaixo:

Armando reune multidão em Arcoverde



Um dos maiores atos políticos já vistos nos últimos tempos, superando até mesmo as convenções partidárias de 2012, quando foram escolhidos os candidatos a prefeito de Arcoverde, foi o que aconteceu na noite desta quinta-feira (8), no Colégio Diocesano Cardeal Arcoverde, na área central da cidade. Era a 3ª etapa do Projeto Pernambuco 14, comandado pelo senador e pré-candidato a governador Armando Monteiro (PTB) e o deputado federal e pré-candidato a senador João Paulo (PT).
Recepcionados pelo ex-prefeito Zeca Cavalcanti (PTB) e pelo deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB), além dos vereadores arcoverdenses Paulinho Wanderley (PMDB) e Luciano Pacheco (PSD), Armando e João Paulo participaram da maior plenárias até então realizada pelo projeto, superando a de Petrolina. Pelo menos 1.771 pessoas foram registradas, em ata, presentes ao evento e participando das salas temáticas e da plenária geral no auditório do colégio Cardeal. Devido ao espaço limitado, a organização do evento montou uma estrutura no pátio da escola com som e telão para a multidão presente pudesse acompanhar todas as falas.
Armando Monteiro (PTB), o deputado João Paulo (PT), o senador Humberto Costa (PT), o deputado estadual Júlio Cavalcanti e o ex-prefeito Zeca Cavalcanti foram recebidos com fogos e por uma multidão de vereadores, empresários, médicos, profissionais liberais, comerciários, donas de casa, estudantes e lideranças de vários outros municípios da região. Pelo menos 110 lideranças, entre prefeitos, vereadores, deputado e presidentes de partidos foram registradas durante o evento.
O deputado Júlio Cavalcanti ressaltou o papel fundamental do senador Armando Monteiro na consolidação de um dos grandes sonhos do povo de Arcoverde: a duplicação da Adutora do Jatobá. Para Cavalcanti, “Armando representa o trabalho de hoje, o desenvolvimento de amanhã e o futuro de Pernambuco com ética, dedicação, honradez e trabalho”. O ex-prefeito Zeca agradeceu todo o apoio recebido do senador Armando Monteiro ao longo de seus 8 anos de governo, assim como todas as emendas e projetos conquistados para Arcoverde desde os tempos de Deputado Federal até os dias de hoje.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Assinada a escritura para construção do novo forum

Foi realizado ontem o ato de assinatura da escritura de doação do terreno para construção do fórum de Custódia, com a participação do prefeito Luiz Carlos, a juíza da Comarca, a representante do Cartório de registro de Imóveis, Sra. Andrea Queiroz, os vereadores, Gilberto de Belchior, Nildinho de Biu e Wilson Leandro, do procurador do Município, Dr. Alan, além de secretários e diretores municipais.
Agora, o Tribunal e Justiça de Pernambuco já pode começar as obras do novo fórum, que terá instalações para até oito varas, a Justiça Eleitoral e o Ministério Público Estadual.
O vereador Gilberto de Belchior foi o autor do primeiro Requerimento dirigido ao TJPE pedindo a instalação do fórum de Custódia, atendendo a uma solicitação do Juiz da Comarca, da época.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

TCU e CGU aprovam as obras do Projeto São Francisco

 

Publicado em Sem categoria por em 06/05/2014 Comente
canal-de-transposição-do-s-francisco
O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, participou, nesta terça-feira (06), em Brasília, de audiência pública no Senado Federal para apresentar a execução das obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Representantes do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria-Geral da União (CGU) também estiveram no encontro. A avaliação dos órgãos de controle em relação ao andamento da obra foi bastante positiva.
De acordo com a secretária de Fiscalização de Obras TCU, Juliana Pontes de Carvalho, a obra hoje se encontra no ápice de execução. “Elas estão atualmente engrenadas. Temos mais de 10 mil homens em campo, mais de três mil equipamentos. E ficamos muito felizes de dizer que hoje a realidade é outra. O Tribunal identificou os problemas, nós sentamos com o Ministério, que concentrou esforços, reorganizou sua estrutura interna. O que nós vimos hoje é o resultado desse trabalho”, relata Juliana.
Segundo o diretor de Auditoria da CGU, Wagner Rosa da Silva, o entrosamento entre o Ministério da Integração Nacional e a CGU foi essencial para o andamento do trabalho. “Chegou a certo ponto que precisava ser reavaliado o projeto e o Ministério fez isso. Redistribuiu a sistemática dos lotes anteriores, dividiu em menor quantidade e agrupou em outras frentes de trabalho”, relatou o diretor. A Controladora-Geral da União acompanha as obras da Integração do Rio São Francisco desde 2007.
Durante a audiência, o ministro Francisco Teixeira revelou que a execução física do empreendimento está quase 60% concluída. “Em dezembro, nossa execução física estava em 52,2% e hoje nós estamos com 57,8%. Ou seja, evoluímos 5,6% em quatro meses”, comemorou.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Abertura do XX Jogos Escolares Municipais de Custódia

Do blog Custódia Terra Querida


A tarde de ontem, domingo dia 04 de maio de 2014, foi uma tarde de muita alegria, emoção e muito entusiasmo na Abertura dos Jogos Escolares na sua XX Edição, na ocasião houve a escolha do Garoto e Garota dos Jogos Escolares 2014.

Assessoria de imprensa PMC

Prefeitos e vereadores do PSB, PMDB e PSD anunciam apoio a Armando Monteiro e João Paulo

Do blog de Itamar França
No giro pelo interior do Estado, neste final de semana, o pré-candidato ao governo do Estado, senador Armando Monteiro (PTB), e o pré-candidato ao Senado, deputado federal João Paulo (PT), receberam o apoio de várias lideranças ligadas a partidos que fazem parte da base de apoio do pré-candidato do PSB. Dentre eles, dois prefeitos, um do PSD e um do PMDB.

Em visita a municípios do Agreste Meridional, neste domingo (04), Armando e João Paulo receberam o reforço dos prefeitos de Palmeirina, Renato Sarmento (PMDB) e de São João, Genaldi Zumba (PSD). Armando e João também estiveram com ex-candidatos a prefeito que atuam na oposição em seus municípios e têm lideranças a exemplo do Dr. Lemos, que concorreu pelo PSD em Venturosa.

Também declarou apoio a Armando e João Paulo, o ex-candidato a prefeito de Angelim, Márcio Douglas, que é do PSB. Naquele município, Armando está, inclusive, com os dois principais grupos políticos locais, recebendo também o apoio dos vereadores Maurílio Cavalcanti e Ronaldo Miranda, ambos do PSB. Outra declaração de apoio partiu do vereador de Garanhuns, Gersinho, do SDD.

Prefeitos acusam PSB de tentar comprar apoio

Do blog de Roberto Almeida
 
 Prefeitos do Agreste Meridional e lideranças políticas da região que estavam no Hotel Tavares Correia, neste domingo pela manhã, participando de um encontro com o senador Armando Monteiro (PTB) e o deputado federal João Paulo (PT), acusaram o PSB de Pernambuco de tentar comprar os dirigentes municipais através de obras oferecidas às cidades e também dinheiro.
 
Um dos gestores a fazer a acusação foi Felipe Porto (DEM), do município de Canhotinho. “Eu mesmo já recebi oferta de vantagens, mas não me vendo, pois não sou mercadoria”, desabafou o democrata, um dos prefeitos mais jovens do Estado e que discordando da direção do partido apoia a candidatura de Armando Monteiro.
 
O prefeito de Iati, o petebista Padre Jorge, (Foto) confirmou as acusações de Porto e revelou quem também tentaram cooptá-lo.  “Eles também quiseram me levar a pecar”, ironizou o gestor, que já foi sacerdote e ainda discursa com a mesma fala mansa e didática dos tempos de Igreja. “Eu tenho se ser fiel com quem sempre foi fiel comigo”, frisou o dirigente petebista.
 
Ronaldo Ferreira, de Brejão, foi outro que confessou ter sido procurado. Ele, no entanto, não quis nem conversa e denunciou ter sido discriminado e perseguido pelo ex-governador Eduardo Campos (PSB). “Espero que com Armando Monteiro governador eu possa ter vez  e trabalhar mais por minha terra”, pontuou.

domingo, 4 de maio de 2014

Safra 2014 poderia ser melhor

Quem conseguiu plantar vai colher
 
O Programa Terra Pronta do governo do Estado, tão badalado em outros invernos não saiu do papel em 2014, pelo menos na região de Custódia, onde vem chovendo regularmente desde o início do ano.
Distribuição de sementes, nem pensar. Mesmo que fizessem isso agora, não daria mais tempo, porque o período de inverno está chegando ao final. É uma pena, porque quem teve condições para preparar suas terras e plantar vai colher. Porém, a grande maioria, que perdeu tudo nesses três anos de seca, ficou só com a vontade de plantar.
O noticiário não fala noutra coisa a não ser a adesão de prefeitos para o palanque do candidato a governador do Palácio do Governo. Que incentivos esses prefeitos estão tendo para aderir a um palanque adversário?  Se o governo estadual tem recursos para seduzir esses prefeito, porque não investir na agricultura de subsistência, do agreste e sertão, onde milhares de famílias dependem da ajuda do governo para plantar?

sábado, 3 de maio de 2014

Protesto fecha BR 232 em Custódia

Dezenas de manifestantes fecharam a BR 232 hoje pela manhã durante três horas, em Custódia, provocando um engarrafamento de aproximadamente 06 km, reivindicando a construção do asfalto da PE 310, que liga Custódia a Iguaracy, passando pelo Distrito de Quitimbú.
Uma Nota distribuída pelo comando do movimento afirma que esse asfalto está sendo prometido há 30 anos e que a última promessa foi feita pela candidata a deputada, Ana Arraes, em 2010, que disse o seguinte: "Se meu filho for eleito governador ele vai fazer o asfalto da PE 310, que vai se chamar Miguel Arraes.
No site do DER está informado que a obra foi licitada, há bastante tempo, porém nada de obra.
O vereador Gilberto de Belchior, que estava apoiando o protesto, atendeu ligação de alguns blogs e afirmou que o Governo do Estado tem dinheiro para comprar prefeitos, para campanha de Paulo Câmara, mas não 

tem para fazer uma obras tão importante, que liga duas regiões, o Moxotó e o Pajeú e ajuda a fazer o intercâmbio comercial entre essas duas regiões.
A BR foi liberada às 10:00 hs, mas, o comando do movimento avisou que se não houver uma resposta concreta do governo, o próximo será bem maior, e tudo terá que resolvido até as próximas eleições.
O Corpo de Bombeiros, a Polícia rodoviária e a Polícia Militar estavam dando segurança ao evento, que acabou sem nenhum incidente. 
O prefeito Luiz Carlos marcou presença e mandou equipamentos para fazer o rescaldo do fogo e desobstruir a pista

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Bolsa Família: Aécio e Eduardo morderam a isca, diz PT

Os petistas ligados ao marketing político acompanharam o pronunciamento da presidente Dilma e as declarações de Aécio Neves e Eduardo Campos sobre o 1º de Maio. A avaliação é de que tanto Aécio quanto Eduardo morderam a isca ao criticar o aumento do Bolsa Família. Agora, os petistas voltarão à carga para dizer que eles não gostam de pobre nem apoiam o benefício. A informação é de Denise Rothenburg, no Correio Braziliense desta sexta-feira.