sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Azeredo, o Azarado

Mas, tanta gente meteu a mão no dinheiro do Mensalão Mineiro, UUAI, e só o Azeredo está sendo crucificado?

Defesa: Azeredo cita Jesus e Judas e diz que foi traído
 Na defesa final entregue nesta quinta-feira (27) ao Supremo Tribunal
Federal, o ex-deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG), réu na ação penal do mensalão tucano, cita Jesus e Judas ao afirmar que não teve ciência de supostos crimes cometidos em sua campanha à reeleição para governador de Minas Gerais em 1998. 
Ele é acusado de desviar recursos públicos para angariar dinheiro para sua campanha eleitoral. A defesa dia que um funcionário, Cláudio Mourão fez empréstimo de R$ 2 milhões a Marcos Valo sem conhecimento de Azeredo. 
"Denúncia e alegações finais acentuam que Claudio Mourão era homem de extrema confiança de Eduardo Azeredo. Para ficar apenas na era cristã, lembre-se de Jesus e Judas. A quebra de confiança, lamentavelmente, é da índole humana", diz o documento protocolado no STF e assinado pelo advogado de Azeredo, Gerardo Grossi.
De acordo com a defesa, o funcionário de Azeredo, Cláudio Mourão, obteve com Marcos Valério, condenado como operador do mensalão do PT e também acusado no mensalão tucano, empréstimos de cerca R$ 2 milhões na época da disputa eleitoral. A defesa nega que Azeredo tivesse ciência desse fato e argumenta que o ex-governador está sendo acusado somente porque sua campanha à reeleição teria utilizado parte dos recursos obtidos por Claudio Mourão.

Ingá realiza Carnaval da criançada

A folia tomou conta das ruas e terminou no Centro Social, localizado na praça central da Vila do Ingá, comandada pela diretora Cristina Rosa e pelos professores do distrito.
O vereador Gilberto de Belchior patrocinou o evento com refrigerantes e bombons. 




quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

A NOVA POLÍTICA DE EDUARDO CAMPOS

O candidato ao Senado pela Frente Popular, Fernando Bezerra esteve até pouco tempo no Ministério da Integração, parecia mais um "bichinho de pelúcia" da presidenta Dilma. Colocou a Codevasf a serviço da sua política e de seu filho, o deputado federal, Fernando Filho, perfurando poços, fazendo barragens, etc, etc, inclusive em Custódia. Quem não fosse cabo eleitoral ou eleitor desses dois não tinha direito a qualquer benefício da Codevasf.
Agora está sendo escalado, pela Frente Popular para fazer os ataques contra o Governo Dilma, onde mamou até pouco tempo. Veja a Nota do Blog do Magno, abaixo:

Fernando Bezerra afina discurso contra Dilma Rousseff - Depois de descartar sua candidatura ao Senado Federal e três semanas depois ser anunciado ao posto, o ex-ministro Fernando Bezerra Coelho (PSB) tentou demonstrar empolgação com sua função na chapa majoritária articulada pelo governador Eduardo Campos (PSB) para a sucessão estadual. Ontem, no ato de lançamento da chapa socialista, o ex-ministro disse que “quer muito ir para o Senado Federal” e que não vai ter a menor dificuldade em criticar o Governo Federal, mesmo tendo comandado a pasta da Integração Nacional na gestão Dilma Rousseff (PT) até cinco meses atrás.

Que NOVA POLÍTICA é essa que Eduardo Campos tanto prega?

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Candidato do Governador - Faltou emoção

Coluna da terça-feira - Blog do Magno
     Candidato do PSB a governador, o secretário da Fazenda, Paulo Câmara, passou com dificuldades hoje no seu primeiro teste de fogo. Para quem nunca enfrentou um desafio gigantesco que se apresenta como este, seu discurso não foi precário, mas poderia ter sido bem melhor.
Faltou, convenhamos, assessoria. A impressão é que o candidato não foi previamente treinado e preparado. Se não tinha a devida segurança, o melhor para Câmara teria sido a leitura de um discurso na sua inteireza, rico, com frases de efeito, feito para emocionar. Mas preferiram jogá-lo na fogueira.
Resultado: a fala improvisada e não preparada cuidadosamente não mexeu com os corações da plateia. O improviso, aliás, acabou sendo a tônica do evento. O local só veio ficar pronto faltando poucos minutos para o anúncio. A cobertura jornalística ficou prejudicada pela invasão literal ao auditório por parte de aliados do governador, políticos em geral e penetras.
A ideia original não era um ato político, mas uma coletiva com a Imprensa, que acabou não havendo como deveria, mas um remendo de improviso. Um horror! Candidato ao Senado, o ex-ministro Fernando Bezerra roubou a cena, como se esperava, enquanto o governador centrou seu discurso em cima do projeto presidencial, recheado de críticas ao Governo Dilma.
Presente, o vice-governador João Lyra Neto, que estaria traumatizado e desgostoso com o processo da escolha da chapa, não discursou, mas teve seu ego carregado por citações de todos os oradores – de Sileno Guedes (presidente estadual do PSB), Raul Henry, candidato a vice-governador, Fernando Bezerra, candidato a senador, Câmara ao próprio Eduardo.
Na sua fala, Câmara passou muito mais segurança quando tratou da sua trajetória e de questões de natureza técnica, mas no campo da política construiu frases pobres, recorrendo ao lugar comum, sem emocionar. Emoção também foi um ingrediente ausente em todo o seu pronunciamento.
Diferente do governador, que fez uma fala com o coração, chegando, em alguns momentos, a se emocionar e chorar quando se referiu a um homem de cabeça branca na plateia, o mestre Ariano Suassuna, da geração de seu avo, o ex-governador Miguel Arraes, e do seu pai Maximiano Campos, cujo legado disse ser a sua inspiração no dia a dia da vida pública.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Vox Populi também dá Dilma vencedora no 1º turno


A presidente Dilma Rousseff (PT) venceria no primeiro turno a disputa pelo cargo caso as eleições fossem hoje, de acordo com pesquisa realizada pelo instituto Vox Populi em parceria com a Carta Capital.
A sondagem aponta Dilma com 41% das intenções de voto, resultado que equivale a quase o dobro de seus dois principais adversários. O senador Aécio Neves (PSDB) ficou com 17% das intenções de voto, e Eduardo Campos (PSB), com 6%.

Os demais prováveis candidatos juntos não somaram mais de 1% das intenções de voto. São eles: Pastor Everaldo (PSC), Randolfe Rodrigues (PSOL), Levy Fidelix (PRTB), Eymael (PSDC) e Mauro Iasi (PCB).
A pesquisa mostrou também que cerca de 20% dos eleitores não responderam ou ainda não sabem em quem votar. Outros 15% manifestaram intenção de votar nulo ou bem branco.
A margem de erro é de 2,1 pontos porcentuais para mais ou para menos. O levantamento feito pela Vox Populi e Carta Capital foi realizado entre 13 e 15 de fevereiro, período em que foram ouvidos 2.201 eleitores em 161 municípios de todas as regiões do País.

Vereador encaminha projeto de revitalização do Cruzeiro

O vereador Gilberto de Belchior deu entrada na Secretaria da Câmara de Vereadores, um Projeto de requerimento, ao Executivo Municipal, para que seja construída um praça no alto do Cruzeiro, com uma capela, uma estátua do Padroeiro São Jose, um mirante, sistema de iluminação para visitação no período noturno, uma estrada de acesso, pavimentada e uma praça de alimentação na parte baixa, junto a BR 232. Veja o teor do Requerimento abaixo:
O projeto deverá entrar na pauta da próxima terça feira e, se aprovado, será encaminhado ao Prefeito para as providências cabíveis.


sábado, 22 de fevereiro de 2014

João Lira assume o Governo em abril, ressentido


De um aliado do vice-governador João Lyra Neto, que assume o Governo em abril para um mandato-tampão de nove meses, sem direito a reeleição: “João não fará nenhum tipo de hostilidade a Eduardo, mas Eduardo também não mandará no governo”. Irá se preocupar em fazer seu nome, em poucos dias, ou colocará o governo a serviço da campanha alheia?

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

PREFEITOS VISITAM SUPERINTENDENTE DA CODEVASF E ENTREGAM REINVIDICAÇÕES

QUARTA-FEIRA, 19 DE FEVEREIRO DE 2014


Blog de Junior Finfa

Os prefeitos de Sertânia Guga Lins (PSDB), e Luiz Carlos (PT) de Custódia, compareceram ao evento de posse do novo Superintendente, e sabendo da importância da CODEVASF no fortalecimento da infraestrutura rural e urbana, foram à Sede da entidade, solicitar ações para seus municípios, a tarde, eles dirigiram-se até a Sede da entidade e  recebidos pelo novo Superintendente da CODEVASF João Bosco, na última segunda-feira (17).
O Prefeito Guga, reivindicou ações para sua cidade, em especial o projeto de saneamento, que se encontra parado, segundo Guga, este projeto foi da gestão do ex-prefeito Ivan.  era da gestão do ex-prefeito José Ivan, e encontra-se parado.
O vereador Gilberto e Belchior entregou indicação com diversas reivindicações para o Município de Custódia, principalmente na área de recursos hídricos.

O prefeito de Custódia Luiz Carlos (PT), acompanhado do Secretário de Administração Cristiano Dantas e do Vereador Gilberto de Belchior, entregaram em mãos, ofícios com diversas reivindicações em diversas áreas para o município:

- Disponibilização de mais 1.500 cisternas para atender diversas regiões da zona rural;
- Perfuração e instalação de 2 poços profundos em área de sedimento;
- Perfuração e instalação de 10 poços tubulares em área de cristalino;
- 4 sistemas de abastecimentos de água, para as Comunidades Sítio Jeremataia, Sítio Carvalho, Povoado Caiçara, Sítio Logradouro;
- 3 máquinas ensiladeiras com carreta e adaptação à trator de pneu (para prestar serviços nas Associações Rurais);
- Passagens molhadas dos Sítios Timbaúba, Tombador (Sangradouro do Açude DNOC’S), Cachoeirinha, Laje da Onça, Lamarão, Samambaínha, Riacho do Meio e Umbuzeiro;
- Elaboração de um plano de recuperação e melhoramento genético dos rebanhos caprino, ovino e bovino, com a aquisição de matrizes e reprodutores sendo acompanhado pelo Técnico Wellington Lopes da CODEVASF, o qual possui ampla experiência na área.
- Recuperação do palmal dizimado pela cochonilha do carmim com introdução de variedades resistentes a praga. Esta ação será desenvolvida em conjunto com as Associações Rurais. Como também o plantio de sorgo para ensilagem.
O Superintendente João Bosco, prometeu aos prefeitos, se empenhar o máximo, para que estas ações reivindicações saiam do papel e sejam solucionadas. (Fotos: Júnior Finfa)

Câmara de Vereadores reinicia seus trabalhos

A Câmara Municipal realizou ontem sua 1º Sessão Ordinária do 3º Período Legislativo, do Segundo Biênio, com a presença de muitos visitantes e muito debate. O vereador Gilberto encaminhou indicações de ações de fortalecimento da infraestrutura hídrica, como perfuração e instalação de poços, construção e reforma de barragens, barragens subterrâneas e passagens molhadas.
O vereador falou da sua ida a Petrolina, junto com o prefeito Luiz Carlos, para participarem da posse do novo superintendente da Codevasf, Dr. João Bosco Lacerda de Alencar e da nova política que o Superintendente pretende adotar, em benefício dos município vinculados, entre os quais Custódia.
Houve muito debate a respeito dos problemas de alagamento no Bairro da Redenção, prejudicando cerca de 10 famílias, que tiveram suas casas alagadas. No final da Sessão o vereador Gilberto de Belchior encaminhou um Requerimento pedindo providências do Poder Executivo Municipal, com relação a drenagem das águas pluviais, cujo teor está postado a seguir:


sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

O vereador Chico Elizeu nos concedeu a primazia dessas imagens que retratam a luta para trazer uma agência da CAIXA para Custódia, quando a nossa economia  ainda não comportava mais um banco. Foi uma conquista na marra, como se diz na gíria popular. A agência não teria vindo não fosse o esforço de João Elizeu e Dezinário, com o apoio do então prefeito Belchior.
Eu estava lá, participando dessa batalha.
Imagens da inauguração da agência da CAIXA

Na segunda imagem o prefeito Belchior abrindo a conta de nº 01, com minha saudosa mãe assistindo a tudo.

Reunião define esforços para recadastramento biométrico em Custódia


O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco realizou nesta quinta-feira (13), um encontro para discutir o recadastramento biométrico, na Prefeitura de Custódia, no Sertão do Moxotó, a 335 km da capital pernambucana. O Tribunal foi representado pelo Vice-Presidente, Des. Fausto Campos, pelo Des. Corregedor Janduhy Finizola e pelo Des. Alfredo Hermes. Participaram também da reunião, a Assessora de Planejamento do TRE, Ana Cristina Vieira e o Assessor da Corregedoria Orson Lemos.

A reunião também contou com a presença do Prefeito do município, Luiz Carlos Gaudêncio de Queirós, do Chefe do Cartório, Jair Lima dos Santos, do Presidente da Câmara, Ivanildo Luiz da Silva, do Secretário de Administração da Prefeitura, Cristiano Dantas e da servidora do cartório, Elba Feitosa. 

O encontro teve como objetivo traçar alternativas para estimular os eleitores do município a realizarem o recadastramento biométrico, e assim, atingir todo o eleitorado dentro do prazo estipulado pela Justiça Eleitoral.

Des. Fausto Campos falou que o TRE-PE necessita do apoio dos representantes políticos da região neste processo de recadastramento biométrico e afirmou que o cartório local ficará a disposição da população para realizar a biometria também aos sábados.

A prefeitura se comprometeu em ceder mais servidores para auxiliar nos trabalhos e divulgar junto aos eleitores a necessidade de realizar a revisão biométrica, caso contrário, o eleitor poderá ter o título cancelado e não terá direito a importantes benefícios sociais.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Barbosa candidato a Presidente?

Marco Aurélio lança Barbosa à Presidência da República
 O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, revela: Joaquim Barbosa deve deixar o comando da instituição para se lançar à presidência da República. A inconfidência foi feita numa entrevista ao jornalista Cabral, publicada na edição deste fim de semana da revista Veja.
– O senhor acha que Joaquim Barbosa deixará o Supremo para se candidatar a presidente da República? – questiona Cabral.
– Eu o vejo um pouco cansado do dia a dia do Judiciário. Posso cometer uma inconfidência porque ele não me pediu que guardasse reserva. Ao entrar para a sessão final do ano judiciário de 2013, ele me disse que já estava participando daquela sessão pela décima-primeira vez. E afirmou que para ele já estava de bom tamanho. Por aqui se ventila muito que ele estaria para sair para se candidatar. Que ele seja muito feliz na nova seara – responde Marco Aurélio.
Na mesma entrevista, Marco Aurélio Mello aproveitou para fustigar o Partido dos Trabalhadores. 'Temos de admitir a realidade: houve um evidente desgaste institucional nesses doze anos de governo do PT. Com ataques inaceitáveis ao Ministério Público, ao Judiciário e à liberdade de imprensa'.
Ele também se defendeu de sua decisão mais polêmica: o habeas corpus que permitiu a fuga do banqueiro Salvatore Cacciola. 'Sempre estive com a consciência muito tranquila. Se precisasse, tomaria a mesma decisão novamente.'
Na mesma edição da revista, na coluna Panorama, o mesmo jornalista informa que um assessor de Barbosa fez consultas sobre os benefícios a que ele teria direito caso se aposentasse prematuramente – em mais um sinal de que será candidato à presidência da República.  (Do Portal BR 2247)

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Armando quer o PT inteiro


 
De: Henrique Barbosa
 
Líder em todas as pesquisas de opinião nos mais variados institutos que aferem a intenção de voto  para governador de Pernambuco, o senador Armando Monteiro Neto (PTB) tem mostrado um comportamentol que está surpreendendo os mais incrédulos que achavam difícil uma mudança política no perfil do politico.
 
Muito sisudo, de poucas conversas, reservado.  Pois é, aconteceu. Hoje o senador exercita uma mudança substancial e extremamente positiva. A de conciliador e a agregador das forças políticas.
 
Uma paciência de Jó para consolidar e fortalecer os aliados como conquistar desafetos. Está trabalhando com calma, sem açodamento e com uma disciplina de quem quer ser o chefe do executivo.
Fosse um neófito, já teria colocado o carro da sucessão nas ruas depois que Lula, Dilma e o presidente nacional do Partido, Rui Falcão, externaram a preferência por ele numa coligação PTB e PT, com o partido do senador como cabeça de chapa.
 
O Partido dos Trabalhadores naturalmente irá compor a majoritária, seja como vice ou indicando um candidato das hostes petistas para a única vaga do Senado em disputa.
Uma coisa está decidida: Armando Monteiro Neto é candidato ao Governo de Pernambuco. Mas, como sozinho ninguém ganha eleições majoritárias, trabalha nos bastidores para trazer o PT unido para a sua campanha.
 
Ela sabe muito bem que o partido do ex-presidente Lula, aqui em Pernambuco, é diferenciado. As discussões costumam ser eternas e acaloradas. Tem muito líder. João Paulo, João da Costa, Humberto Costa, Oscar Barreto, Tereza Leitão, Fernando Ferro e uma imensa base que não vota na marra ou debaixo do chicote.
 
Tem que discutir, ver rumos, uma tapinha aqui outra acolá, para depois marchar unida. E é isso que o senador quer conquistar. Outras legendas também estão sob a sua mira. O PDT é uma delas e, ele conta com o seu suplente, Douglas Cintra, de Caruaru, para amolecer o coração do prefeito José Queiróz
O mote de campanha também, está preparado e sendo difundido por todos as cidades que tem visitado. Petrolina, Garanhuns, Salgueiro, Caruaru, Recife e demais cidades do Interior e da Região Metropolitana.
 
Fala que Pernambuco precisa de mais indústrias, empregos e qualificação de mão-de-obra para ser mais competitivo. É preparado nas questões econômicas e na sua passagem pela Confederação Nacional da Indústria, como presidente, conversou com a maioria dos grandes empresários e políticos do Brasil.
 
Frequentemente, era chamado pelo presidênte Lula para discutir questões nacionais. Ganhou mais experiência e bagagem para postular o cargo de Governador do Estado.

É nesse aspecto que o atual  governador e adversário político nas próximas eleições ajuda, involuntariamente,  Armando Neto. Como Eduardo Campos faz uma excelente administração, o eleitor não vai querer um político sem as mesmas condições político-administrativa para ser o seu comandante.
 
Então, a disputa aqui será muito difícil e acirrada. Os dois últimos governadores de Pernambuco , Jarbas Vasconcelos e Eduardo Campos, foram muito bem avaliados pela população.
 
Então, nós pernambucanos, ficamos mal acostumados com governadores bons de gestão e não vai querer um candidato que não possa fazer o Estado avançar, crescer e continuar sendo  uma referência nacional, admirado até pelos outros Estados.
A política é muito dinâmica e até cruel para alguns bons candidatos que nunca conseguiram ser governador ou presidente da República. Faz parte da política.

No entanto, se a eleição para governador fosse hoje, o candidato que reuniria todas as condições acima descritas seria o Armando Neto, segundo os Institutos de pesquisa eleitoral.
 

Vem com o cacife de ter conquistado o mandato em 2010 vencendo em 11 dos 14 municípios na Região Metropolitana, incluindo o Recife.Venceu, também , na maioria das cidades do Interior. E foi o mais votado no Estado com um percentual de 39,87%, totalizando 3.142.930 votos.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Petrolina: Lóssio reduz secretarias; de 23 para 9


DO BLOG DE ROBERTO ALMEIDA
 Em Petrolina o prefeito Júlio Lossio, do PMDB, reduziu de 23 para 9 o número de secretarias municipais. Segundo o gestor o novo organograma não implicará em demissões e a equipe enxuta irá agilizar ainda mais os trabalhos junto à população.

Após a mudança a cidade sertaneja terá as seguintes secretarias: Planejamento, Governo, Fazenda, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Educação, Saúde, Cidadania, e Infraestrutura.

A medida merece elogios, mas chama atenção a falta de preocupação dos governantes com a Cultura. Em Petrolina a secretaria da área acabou. Ficam duas pastas de Desenvolvimento (para o assistencialismo, é claro) e nenhuma para dinamizar as atividades de artesãos, poetas, cantores, atores, repentistas, cordelistas, escritores, músicos, integrantes de grupos de reisado ou dança de coco e todo morador da cidade que promova os bens culturais.
Elogios ou críticas a parte, o fato é que se o governo Lossio continuar como estava ou melhorar, quantidade de secretarias não é fator determinante para a realização de um bom governo.