sexta-feira, 31 de maio de 2013

Qual é o nosso Plano Diretor?

Governo estimula elaboração de planos diretores municipais

















Equipes do Ministério da Integração Nacional estão percorrendo municípios do Sertão de Pernambuco para incentivar a população a se engajar na elaboração dos planos diretores municipais.  A ação integra o Programa de Apoio Técnico às Prefeituras da área de abrangência do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

No mês de maio, a mobilização foi iniciada nos municípios de Uiraúna (PB) e Mirandiba (PE). Em julho, a programação prevê oficinas e audiências públicas.

Principal instrumento de planejamento das cidades, os planos diretores municipais definem estratégias básicas para o desenvolvimento das localidades, em áreas como expansão urbana, abastecimento de água, coleta de lixo, segurança, educação, saúde e geração de emprego. Conforme estabelecido pelo Estatuto das Cidades, a elaboração dos planos diretores, que serão aprovados por lei municipal, deve contar com a participação efetiva da população local.

O objetivo da ação é justamente o de contribuir para tornar cada vez mais participativo o processo de elaboração dos planos diretores municipais. Para tanto, a equipe técnica do Ministério da Integração Nacional tem visitado comunidades urbanas e rurais, convidando moradores e instituições locais a participarem do grupo – formado por representantes do poder público municipal e da sociedade civil organizada – que vai preparar os documentos que servirão de base para a elaboração do plano diretor municipal.

Nessa etapa de mobilização, o Programa de Apoio Técnico às Prefeituras também promove Leituras Comunitárias, nas quais os moradores podem analisar o município em suas potencialidades e dificuldades, além de discutir os problemas relacionados à saúde, educação, transporte, saneamento básico, moradia, trabalho e renda, dentre outros temas. Essas leituras vão compor o diagnóstico municipal, que subsidiará o plano diretor.



quarta-feira, 29 de maio de 2013

Biometria Eleitoral chega a Custódia


 A Justiça Eleitoral acaba de implantar a Biometria no sistema eleitoral do município de Custódia, através do qual os eleitores serão identificados, na hora das votações, pela sua digital, o que impede, definitivamente, que uma pessoa vote por outra e outros tipos de fraudes que aconteciam no passado.
O Corregedor Eleitoral, Dr. Virgínio Carneiro Leão, presente a solenidade, detalhou todo processo de modernização do Sistema Eleitoral, destacando a Biometria como a última inovação tecnológica, que já será aplicada na próxima eleição para presidente, governador, senador e deputados, em pelo menos trinta por cento dos municípios de Pernambuco, inclusive no de Custódia, que tem até o dia 31 de março de 2014 para efetuar a troca de Títulos de todos os seus eleitores.
Estiveram presentes a solenidade, o prefeito Luiz Carlos, que falou da 

importância do novo sistema biométrico, a Juíza Eleitoral, que responde pela Comarca, Dra. Raquel Barofaldi Bueno, a Promotora Eleitoral, Dra. Liana Menezes Santos, os vereadores, Gilberto de Belchior, Nidinho de Biu, Rony Barbalho, Chico Elizeu, Uilson Leandro, Yolanda, Cicinho e Carlos Gonzaga, do Secretário Municipal, Cristiano Dantas, advogados e lideranças do município.



Dr. Virgínio alertou que o eleitor que não fizer sua mudança de Título não poderá votar nas próximas eleições, poderá ter que pagar multas, ser impedido de fazer empréstimos, de se matricular em algum curso, de receber benefícios sociais, como o Bolsa Família e outras penalidades, ou seja, a pessoa simplesmente deixará de ser cidadão.

Segurança Pública




O prefeito Luiz Carlos, juntamente com os vereadores Gilberto de Belchior, Uilson Leandro e Rony Barbalho teve audiência com o Secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, para reivindicar algumas providências com relação à segurança pública em Custódia.
Acompanhado pelo deputado, Júlio Cavalcante eles pediram urgência pela nomeação de um delegado titular para o Município, que há mais de dois meses está sem delegado.
O vereador e 1º Secretário, Gilberto de Belchior entregou ao Secretário Damázio um Requerimento, aprovado em plenário, solicitando providências com relação a apreensão de armas, com registro na Polícia Federal. Os vereadores querem a suspensão imediata dessas apreensões, porque, o foco da política de desarmamento deve ser os bandidos e não o cidadão de bem, trabalhador, a maioria agricultores sofridos pela estiagem que castiga a região.
O governo incentivou e facilitou o registro de armas, fazendo com que o cidadão de bem registrasse sua arma, coisa que bandido nenhum o faria, alega Gilberto em seu Requerimento. Agora, na hora de renovar esses registros, o cidadão tem enormes dificuldades pela frente, como curso de tiro, psicotécnico, pagamento de taxas, viagens, coisas que o homem do campo, muitas vezes semianalfabeto não pode fazer. Muitos policiais, se aproveitando de informações privilegiadas (relação das pessoas com registro de armas), se dirigem as residências dos que têm registro, apreendem essas armas, trazem os proprietários delas para a delegacia, onde são autuados e têm que pagar fiança para não ficar preso.
Os  vereadores ainda pedem, a suspensão dos inquéritos e uma mudança na forma das abordagens: Em vez de apreensão e detenção,  os policiais, ao encontrar alguém com arma em sua residência, com registro vencido, que aconselhem essas pessoas a entregarem suas armas ou definam um prazo par a renovação do registro. Dessa forma, o bônus oferecido pelo governo ficaria com o proprietário que entregar sua arma e não com o policial.

O Secretário, Wilson Damázio destacou a política de desarmamento do Estado, mas deixou bem claro que a prioridade nesse momento não é desarmar o cidadão, mas o bandido e prometeu analisar todas as reivindicações e atender o que for possível, inclusive a que pede o fortalecimento da Patrulha Rural e a nomeação de um delgado.
O prefeito e os vereadores ficaram impressionados com a capacidade e a seriedade do secretário, que já foi superintendente da PF, onde também desempenhou diversas outras funções de destaque, a nível regional e nacional.

domingo, 26 de maio de 2013

Combate ao Glaucoma

 
Dia Nacional de Prevenção e Combate ao Glaucoma é lembrado em 26 de maio

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o glaucoma atinge até 2% da população mundial acima dos 40 anos, sendo a terceira causa de cegueira no Brasil e pode ser causada por condições como diabetes, lesões oculares e hereditariedade. Porém, a maioria dos portadores de glaucoma não sabe que sofre da doença, já que normalmente o problema não apresenta sintomas, segundo a Sociedade Brasileira de Glaucoma.
Para ressaltar a importância da prevenção, no dia 26 de maio comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. “O principal foco da campanha é o esclarecimento do chamado glaucoma crônico que pode se desenvolver sem sintomas e provocar perda irreversível da visão”, conta a Dra. Eliane de Araújo Lima, oftalmologista do Hospital Nossa Senhora das Graças. 
No desenvolvimento do glaucoma, o olho pode produzir um líquido claro que é drenado para fora através de pequenas aberturas microscópicas ao redor da íris (parte colorida do olho). Quando essas aberturas fecham, a pressão aumenta dentro do olho. “Esse aumento pode comprometer o nervo óptico devido às alterações circulatórias e causar até cegueira”, explica a oftalmologista.
Existem diversos tipos de glaucoma: o crônico é mais frequente em pessoas com mais de 40 anos; o congênito é quando se nasce com o problema; no agudo a pressão arterial sofre uma elevação rápida, causa uma dor tão intensa que o paciente pode ter náuseas e vômitos; já o secundário pode aparecer em decorrência de outras enfermidades. A doença pode se manifestar por meio de alguns sinais, como fotofobia (sensibilidade à luz), diminuição visual rápida, pupilas que não reagem à luz, olho vermelho, lacrimejamento, dor de cabeça, náuseas e vômitos. 
Um dos fatores que influenciam no surgimento do glaucoma, é a questão genética. “O glaucoma é uma doença de caráter hereditário, e por isso em famílias de portadores de glaucoma há a necessidade que todos façam os exames preventivos”, ressalta. O acompanhamento oftalmológico deve ser feito desde o nascimento da criança, caso apresente fotofobia intensa ou olhos que lacrimejam muito, podem ser indícios de glaucoma congênito. “Essa enfermidade pode causar uma cegueira irreversível, mas o diagnóstico precoce amplia as chances de controle”, completa. 
Diagnóstico e tratamento
Para diagnosticar a doença é necessário realizar um exame que mede a pressão do olho. O oftalmologista também examina o nervo óptico e avalia como está o campo visual, para medir a visão periférica do paciente. “A grande dificuldade dos pacientes que são diagnosticados com o glaucoma é a perda da visão periférica, o que estreita o campo de visão”, relata.
Embora não exista cura, caso o glaucoma seja diagnosticado, pode ser controlado com o uso contínuo de medicamentos, por meio de tratamento cirúrgico a laser ou cirurgia convencional. “O paciente deve continuar fazendo os exames periodicamente para verificar se a doença está controlada. A perda da visão poderá ocorrer mesmo com pressão ocular baixa”, afirma.

Segundo a OMS, Organização Mundial de Saúde, 80% da cegueira do mundo é curável ou evitável; a médica salienta que um diagnóstico precoce é muito importante. “Devido à falta de prevenção e tratamento, o glaucoma é a maior causa de perda de visão irreversível”. 

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Retomada das obras da transposição


O Ministério da Integração Nacional acaba de assinar os novos contratos para a retomada das obras da transposição do Elixo Leste, que engloba os antigos lotes, 9, 10, 11 e 12, além das obras das estações elevatórias.
Agora denominadas Metas 1L e 2L inclui os trechos que vão da captação, no Rio São Francisco até o Reservatório de Barro Branco, em Custódia e a Meta 3L que engloba os antigos lotes 10, 11, e 12.

As empresas contratadas para concluir as obras do Eixo Leste são a S. A. Paulista e Somague, que deverão contratar cerca de 1.500 trabalhadores nos próximos meses. 

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Parabens Sertânia, pelo seu aniversário – 140 anos


Custódia, terra irmã e amiga, que um dia foi filha tem a honra de te parabenizar, com todo respeito, admiração e o reconhecimento, por seres berço da caprinocultura, da cultura e de uma educação invejável, orgulho desse povo hospitaleiro e acolhedor.

Parabenizamos-te pelos frutos que a tua cultura e educação produziram. Frutos como Ulisses Lins de Albuquerque, intelectual, poeta e político, Etelvino Lins e tantos outros que já desempenharam e continuam desempenhando funções importantes por esse mundo a fora.

São os votos do vereador e Primeiro Secretário da Câmara Municipal de Custódia, Gilberto de Belchior. 

Canavieiros se deram bem

Tá na hora do povo sertanejo também fazer protesto

      
O ministro Fernando Bezerra fez a presidenta Dilma editar uma nova Medida Provisória para subsidiar a produção dos trabalhadores da cana. Há 10 dias, ela própria, influenciada pela equipe econômica, vetou o subsídio de R$ 180 milhões para a mesma finalidade.
Insatisfeitos com o veto, os trabalhadores da cana ameaçaram tirar o brilho da festa da Arena em São Lourenço da Mata com um mega protesto. Sabendo disso, Fernando Bezerra entrou em circuito e conseguiu dobrar Dilma e a equipe econômica para editar uma nova MP, desta feita no valor de R$ 125 milhões, contemplando 17 mil produtores nordestinos.
Conforme este blog já havia noticiado, cada produtor de cana irá receber do governo um bônus de R$ 12,00 por tonelada de cana entregue nas usinas. Coitadinhos dos pecuaristas do sertão, que perderam tudo nessa seca, inclusive suas pastagens e até agora a única coisa que têm recebido é notificação da justiça para pagar suas dívidas e a polícia a procura de armas.
Perdemos uma grande oportunidade de fazer nossos protestos quando a presidente Dilma esteve nos Sertão (Serra Talhada), assim, ela teria tomado conhecimento do sofrimento do nosso povo. Mas, nunca será tarde. Precisamos de um grande ato de protesto para chamar a atenção do governo com relação as dívidas impagáveis dos nossos agricultores e a falta de políticas que beneficiem os agropecuaristas do semiárido nordestino.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Dilma é eleita a segunda mulher mais poderosa do mundo














A presidente Dilma Rousseff (PT) foi apontada a segunda mulher mais poderosa do mundo pelo ranking da revista americana Forbes. Dilma ganhou uma posição em relação à lista do ano passado, após a até então segunda colocada Hillary Clinton deixar o posto de secretária de Estado americana. Cotada para ser a candidata democrata na sucessão do presidente Barack Obama nos Estados Unidos, Hillary ainda aparece bem na lista, em quinto lugar. A primeira colocada é a primeira-ministra alemã, Angela Merkel – que ficou em primeiro em sete dos últimos dez anos.

Outra brasileira bem colocada é a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, no 18º lugar. A terceira e última brasileira na lista é a modelo Gisele Bündchen, na 95ª posição. Entre as nações vizinhas, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, é a 26ª.

A medalha de bronze ficou com Melinda Gates, uma das diretoras da Fundação Bill & Melinda Gates. O fundador da Microsoft e sua esposa mantêm a ONG voltada ao trabalho filantrópico, apoiando a redução da pobreza e a educação.

A quarta colocada é a primeira-dama americana, Michelle Obama. Depois de Hillary, a sexta posição ficou com Sheryl Sandberg, do Facebook, e em seguida está a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde.

Além de lideranças políticas e empresárias, há espaço razoável para celebridades na lista da “Forbes”. A brasileira Graça Foster, por exemplo, ficou uma posição atrás da atriz e cantora Beyonce Knowles (19ª).  A atriz Angelina Jolie, famosa também por seu trabalho em causas humanitárias, foi apontada a 37ª mais poderosa, à frente das cantoras Lady Gaga (45ª) e Shakira (52ª). A única escritora presente é J. K. Rowling, no 93º posto.

Segundo a revista, a metodologia utilizada para a elaboração do trabalho é partir de uma lista de 250 nomes e então aplicar uma combinação de três itens: dinheiro, presença na mídia e impacto, adequando essas variáveis às diferentes áreas de atuação das mulheres, para se chegar nas 100 mais influentes.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Dilma chega à Suape ao lado de Eduardo

Estaleiro pernambucano entrega seu segundo navio















A presidente Dilma Rousseff (PT) acaba de chegar ao Estaleiro Atlântico Sul. Ovacionada pelo público presente, a petista inaugura aqui o segundo navio construído no Porto de Suape, o Zumbi dos Palmares.
Dilma chegou acompanhada do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão e do governador Eduardo Campos (PSB). A imprensa, isolada das autoridades, está situada numa área estratégica: próxima ao navio, mas sem possibilidade alguma de realizar entrevistas com os convidados.

domingo, 19 de maio de 2013

Bolsa Família: Governo federal desmente boato sobre suspensão do programa


Por meio de nota oficial divulgada na noite deste sábado (18), o governo federal desmentiu boatos sobre a suspensão de pagamentos do Bolsa Família, programa social de transferência de renda que beneficia 13,8 milhões de famílias em todo o país - veja abaixo a íntegra da nota.
Informações sobre o fim do pagamento do benefício geraram tumultos em estados do Nordeste, como AlagoasParaíba eMaranhão. Nesses locais, beneficiários correram às lotéricas após o boato de que o rebecimento de valores só seria feito até este sábado.

“O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, MDS, informa que não há qualquer veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família. O MDS reafirma a continuidade do Bolsa Família, assegura que o calendário de pagamentos divulgado anteriormente está mantido e que não há qualquer possibilidade de alteração nas regras do programa”, diz a nota.
Em João Pessoa, beneficiários se dirigiram a agências bancárias após o boato, e a Polícia Militar teve de ser acionada. “O Centro Integrado de Operações Policiais recebeu a informação de que todas as agências bancárias estavam sendo literalmente invadidas por beneficiários do Bolsa Família. Então, foram mobilizados policiais do 1º, 5º e 7º batalhões”, disse o tenente-coronel Almeida Martins, comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar.
Em Maceió e Arapiraca, no estado de Alagoas, houve tumulto e confusão em diversas lotéricas. “Fui apenas avisada que precisava fazer o saque hoje porque a presidente Dilma Rousseff suspendeu o benefício e que todo mundo só teria até hoje para fazer o último saque”, disse a dona de casa Luciene Alves, 39, que saiu de casa às pressas com um bebê de colo após receber a informação de vizinhos de que teria até a meia noite deste sábado para sacar o benefício do governo federal.
No Maranhão, pelo menos nove máquinas de autoatendimento em agências da Caixa Econômica Federal (CEF) foram depredadas por conta de boatos de que o programa Bolsa Família seria finalizado.
Na nota oficial, o Ministério de Desenvolvimento Social, que administra o Bolsa Família, informou que o benefício será mantido por conta da estratégia da superação da miséria no Brasil. “É o maior e melhor focalizado programa de transferência de renda com condicionalidades do mundo e continuará cumprindo seu papel fundamental para a estratégia de superação da extrema pobreza no Brasil.”
A Caixa também divulgou nota afirmando que o calendário de pagamentos está mantido. “A Caixa Econômica Federal informa que o pagamento do programa Bolsa Família ocorre normalmente de acordo com calendário estipulado pelo governo federal. A Caixa esclarece ainda que não procede a informação de que hoje [sábado] seria o último dia para o pagamento do Bolsa Família.”
Em Custódia não foi diferente, mas, o vereador Gilberto de Belchior acionou um carro de som e a Rádio Panorama FM para desmentir os boatos, juntamente com Silene, coordenadora municipal do Bolsa Família e Bruno, funcionário da Caixa Econômica Federal.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Canavieiros garantem subsídio de R$ 125 milhões

















O Governo Federal concederá um subsídio R$ 125 milhões aos produtores de cana-de-açúcar do Nordeste. De acordo com o Portal Planalto, a medida vai contribuir para a recomposição dos canaviais afetados pelo período de seca. O secretário-executivo substituto do Ministério da Fazenda, Dyogo Henrique de Oliveira, informou ontem (16) que será repassado aos agricultores o valor de R$ 12 por tonelada de cana, limitado a 10 mil toneladas por produtor. Ao todo, 17 mil produtores nordestinos serão beneficiados.

“O objetivo da medida é manter a receita dos pequenos produtores rurais. Há uma perda estimada de 30% da produção e, mais grave do que isso, tem havido uma mortandade dos canaviais”, explicou Dyogo de Oliveira. O repasse dos recursos ocorrerá ainda este ano, tendo como base a safra 2011-2012.

Para ter acesso, os produtores terão que comprovar junto à Conab a entrega do produto por meio da apresentação de notas fiscais e os créditos serão feitos nas contas bancárias dos beneficiados.

O secretário explicou que o governo ainda estuda como a medida será formalizada para entrar em vigor. “Estamos avaliando se haverá uma nova medida provisória ou aproveitaremos para emendar outra medida provisória já em tramitação”, disse.

Como se observa na matéria acima (Magno Martins), os produtores de cana perderam cerca de 30% de sua produção de cana, com a seca que afeta a Região, e por esse motivo irão receber um subsídio de R$ 125 milhões. Enquanto isto, os produtores do sertão perderão praticamente tudo que tinham e o que estão recebendo é o ajuizamento de suas dívidas, na justiça.

O Governo Federal promete uma esmola de R$ 80,00 por mês (seguro safra) e nenhuma medida para solucionar as dívidas com o Banco do Nordeste, apenas os que tomaram dinheiro pelo PRONAF têm direito a algum benefício. Quem não é pronafiano se vê obrigado a rolar sua dívida, que continuará aumentado descontroladamente.

Depois dessa, que está sendo a pior seca dos últimos 50 anos, os produtores sertanejos ficarão sem patrimônio (os gado morreu ou foi vendido a preço de banana para não morrer de fome), sem receita (não terá o que vender nos próximos ansos), sem pastagem (70% do capim buffel morreu e a palma foi dizimada pela Cochonilha do Carmim) e sem ânimo para volta a produzir.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Prefeito valoriza servidor do Conselho Tutelar


Do blog de Itamar

Com salário de R$ 2.500,00, os conselheiros trabalharão motivados
Depois de passar anos de serviços desvalorizados, o Conselho Tutelar de Custódia recebeu boas notícias em relação aos valores pagos aos seus conselheiros, agora os salários que eram de R$ 900,00 (novecentos reais) passarão para R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais). Segundo a Conselheira Tutelar, Abelânia Teixeira, o aumento pegou os colegas de trabalho de surpresa.

Abelânia elogiou a iniciativa do prefeito Dr. Luiz Carlos pelo reconhecimento ao trabalho do conselho destacando a sua bela atuação em defesa da criança e do adolescente. “Temos um prefeito que se preocupa com os direitos da criança e do adolescente, recebemos o segundo maior salário de Pernambuco e condições de trabalho, então é hora de tirarmos o chapéu para esse grande gestor”, disse.

Essa é a diferença de um governo comprometido com a população. Não adianta distribuir emprego sem critério. É preciso investir nos setores que prestam serviços essenciais à população e pagar bem a quem presta um bom serviço, é o que pensa o vereador Gilberto de Belchior.

A volta das obras

Obra retomada - O ministro Fernando Bezerra (Integração) anunciou que concluiu a licitação de mais dois trechos da transposição do São Francisco, abrindo oportunidade para 1,5 mil trabalhadores em frentes nos municípios pernambucanos de Floresta, Betânia e Custódia. O consórcio vencedor é formado pelas empresas S.A. Paulista e Somague. O contrato é de R$ 467, 4 milhões.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Câmara realiza audiência pública


A Câmara Municipal reuniu diversas autoridades, na manhã de hoje, para debater diversos temas, entre os quais a segurança pública, a seca e abastecimento d’água, entre outros.
A Deputada Federal, Luciana Santos participou dos debates, mas teve que se retirar antes do final, porque precisava viajar para Brasília, por causa da MP dos portos. Também estiveram presentes, a Coordenadora Regional do DNOCS, Dra. Rosane, Dr. Antônio Santana, pesquisador do IPA, o gerente do BNB, Tomé, o comandante da PM local, Cap. Alex, o Gerente Regional da Compesa, Denis, representante da Ciosac, entre outras autoridades.

Antônio Santana, do IPA falou sobre os projetos de melhoramento genético em bovinos e caprinos, através da fertilização in vitro, da transferência de embriões e da recuperação da palma forrageira, que irá contribui para a recuperação da nossa pecuária, seriamente prejudicada pela seca.
O gerente da Compesa assumiu o compromisso de concluir a estação elevatória do Cruzeiro e regularizar o abastecimento 
daquele bairro, da Cohab e Mandacaru II, em dois meses.
No debate sobre a segurança pública foi abordado a falta de delegado titular, de juiz titular, do problema das drogas, da criminalidade em geral, a falta de estrutura do IML que tem aumentado o sofrimento das famílias e os gastos da prefeitura.
Uma boa notícia foi dada pela Coordenadora do DNOCS, sobre a construção de uma passagem molhada no sangradouro do Açude, facilitando a cesso aos sítios Riacho do Meio, Caetano, Tombador, entre outros, bem como a reativação do Perímetro Irrigado, pelo sistema de gotejamento (irrigação localizada)



A Deputada Luciana Santos recomendou a elaboração de uma Indicação da Câmara, encaminhando as questões de interesse do Município 

sábado, 11 de maio de 2013

Os médicos cubanos: anacronismo inexplicável
 CARLOS CHAGAS
Alguns setores da pré-história nacional teimam em permanecer levantando velhos radicalismos. Agora mesmo, partidários de tudo o que o regime militar fez de bom, de mau e de horrível, alertam para o que, segundo eles, seria um grande perigo à soberania e à independência do Brasil: o acolhimento de 6 mil médicos cubanos, que aqui viriam em busca de emprego e capazes de minorar as agruras de nossa saúde pública. Imaginam em que em vez de estetoscópios e bisturis, esses doutores tragam armas, explosivos e  livros de Karl Marx e Fidel Castro... 
Magno Martins começa e eu termino essa matéria dizendo o seguinte: é justo, alguém  como eu, fazer um curso superior em uma universidade pública, sem pagar nada e depois de formado se recusar a prestar serviço para aqueles que mais precisam?
Isso está acontecendo com a classe médica. Esses caras passam seis anos em uma universidade federal ou estadual, sem pagar nada, um custo, diga-se de passagem, caríssimo para o cidadão, que paga a conta, e logo que se formam não querem trabalhar no interior do País ou nas periferias e, se o fazem, é exigindo uma fortuna.
Em Custódia, onde eu tenho a obrigação de fiscalizar o serviço público, um médico, recém formado, quer receber em média R$ 14.000,00 por mês e ainda sobrando tempo para ganhar mais em outros lugares.
E não está fácil achar médicos! Então, que vivam os médicos e morram o resto?
Não, assim não dá.
Alô presidenta Dilma. Corra logo com esse projeto para trazer médicos de Cuba para trabalhar no Brasil, ganhando R$ 6.000,00 por mês.
Um detalhe: Desses R$ 6.000,00 eles terão que devolver R$ 4.500,00 para seu país, que custeou seus estudos e ficar com R$ 1.500,00. 
E vamos também mudar logo essa regra das universidades públicas. Se teve seus estudos bancados pelo cidadão (Universidade pública) tem que servir ao cidadão, pelo menos por algum tempo.

Vereador Gilberto de Belchior

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Dia das Mães nas escolas

O Dia das Mães foi comemorado hoje em todas as escolas do Município, com distribuição de brindes, comes e bebes, apresentações diversas, depoimentos, enfim, foram muitas emoções.
O vereador Gilberto de Belchior marcou presença em algumas escolas e o Blog estava lá também. Como mais uma forma de homenagear todas as mães, gestoras e servidores em geral, o Blog do Vereador posta a seguir algumas imagens desses eventos:

Na escola do Sítio Lagoinha houve bingo, distribuição de brindes, lanches, alunos recitando e discursos emocionados. A seguir algumas imagens postadas desse evento, que aconteceu na manhã desta sexta-fira:







 Na escola do Ingá, dirigida pela Professora Joselita Figueiredo  foi servido um almoço delicioso às mães e convidados, antes porém, diversos vídeos foram exibidos com homenagens diversas, inclusive uma peça onde alunas da escola colhiam rosas de cores variadas para expressar o sentimento de cada uma para com suas respectivas mães. Algumas imagens estão postadas a seguir:


Na Caiçara, a Diretora Silva vem encontrando mais dificuldade, porque encontrou a escola sem prédio. Funciona precariamente em uma casa improvisada e teve que fazer a festa na sede do Clube Social, onde serviu lanches e distribuiu brindes com as mães. 

Infelizmente, por coincidência de horários, o vereador Gilberto de Belchior e a equipe do blog não pode se fazer presente em todas as escolas, como era o nosso desejo, mas, queremos estender a todas as escolas e a todas as mães custodienses tudo que expressamos por onde passamos.
E desejar um FELIZ DIA DAS MÃES.

Publicados os editais de licitação do Projeto São Francisco

O Ministério da Integração Nacional publicou, nesta semana, no Diário Oficial da União, os avisos de licitação das Metas 3N e 3L do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Os editais têm como objetivo a execução das obras complementares de cinco lotes: o Lote 6, em Mauriti (CE); o Lote 7, em São José de Piranhas (PB); o Lote 10 e o Lote 11, em Custódia (PE); e o Lote 12, em Monteiro (PB).

Com a conclusão do processo licitatório da Meta 3N, os trechos do Lote 6, em Mauriti (CE) e no Lote 7, em São José de Piranhas (PB) serão retomados no Eixo Norte.  No Eixo Leste, as atividades dos Lotes 10, 11 e 12 serão reforçadas nos municípios de Custódia e Monteiro (PB).

 Para intensificar o ritmo das obras do Projeto São Francisco, o Ministério da Integração Nacional tem reforçado as frentes de trabalho. Nos últimos cinco meses, foram emitidas cinco ordens de serviço, sendo duas para o Eixo Norte e três para supervisão de obra nos dois eixos (Norte e Leste). Desde dezembro do ano passado, o empreendimento já soma mais de mil contratações.

Atualmente mais de cinco mil trabalhadores atuam diariamente nas obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Além disso, no Eixo Norte, nas obras executadas em São José de Piranhas (PB), Salgueiro e Cabrobó (PE), há trabalhadores atuando 24 horas por dia.

Outro certame licitatório está em fase final: o das Metas 1L e 2L. Com a conclusão deste processo, mais de 1,5 mil pessoas deverão ser contratadas. Até o final de junho, todos os contratos das obras complementares do Projeto São Francisco estarão firmados. Com isso, o número de trabalhadores mobilizados chegará a seis mil.

O Projeto São Francisco é a maior obra de infraestrutura hídrica já realizada no Brasil e está entre as maiores do mundo. Após analisar várias alternativas, ficou constatado que a integração do rio às bacias do Nordeste Setentrional é o mais eficiente para garantir o fornecimento adequado de água para região.


Do Blog do Magno

Audiência Pública na Câmara discutirá segurança


Preocupada com os constantes atos de violência no município de Custódia, a Câmara Municipal promoverá, na próxima segunda-feira, dia 13 às 10 horas, audiência pública para debater o assunto e buscar soluções cabíveis.

De acordo com o vereador Roni Barbalho (PC-do B) autor da proposição, a audiência terá como objetivo cobrar mais policiamento preventivo e ostensivo para o município que vem sofrendo nos últimos dias com assaltos, furtos e homicídios.

A audiência contará com a presença da deputada federal Luciana Santos (PC-do-B), representantes do executivo municipal, comando do 3º BPM, Ciosac, sindicatos, associações de moradores, vereadores e comunidade em geral.

De acordo com o vereador Gilberto de Belchior, está faltando em Custódia uma polícia investigativa, com especialização em drogas e na criminalidade em geral. Pessoas estão sendo assassinadas na calçada de sua própria casa e fica por isso mesmo, como aconteceu recentemente na Bairro da Redenção (dois casos).

O crack está em toda parte, destruindo famílias, enquanto isto a cidade não tem delegado, nem juiz titular. Não podemos alegar falta de efetivo policial, pois temos em bom contingente de policiais militares e a Ciosac. Então, acho que falta investigação, porém, se não temos sequer um delegado, como podemos pensar em investigação policial?

terça-feira, 7 de maio de 2013

Vale do São Francisco sedia a 1ª Corrida do Vinho do Nordeste

Do Blog do Magno


















O Vale do São Francisco irá sediar, no mês de novembro, a Wine Run, em português, a Corrida do Vinho. O evento esportivo acontecerá em uma vinícola situada na cidade de Casa Nova (BA), a 65 quilômetros de Petrolina. A novidade fica por conta dos atletas, que vão percorrer a prova por entre os parreirais.

A corrida acontece tradicionalmente na cidade gaúcha de Bento Gonçalves, e a equipe responsável pelo evento deve aportar no Vale já nos próximos dias para começar a delinear o planejamento da primeira edição em terras do Sertão nordestino. Apesar de a corrida ser em Casa Nova, a cidade de Petrolina vai oferecer a logística da rede hoteleira e tours pelos principais pontos da região.

Segundo o secretário de Turismo de Petrolina, Iuric Pires, o objetivo da Corrida do Vinho é divulgar o potencial da produção de uva e vinho na região do Vale do São Francisco, bem como atrair novos investidores para o setor. “É um evento esportivo temático, que serve não somente para agregar aos esportistas, atletas, praticantes de esportes, mas, sobretudo, divulgar o potencial da vitivinicultura do Vale do São Francisco".

O evento também terá como foco promover uma maior integração entre os municípios do Vale. “A ideia é promovermos uma maior integração entre os municípios que compõem o Vale do São Francisco, bem como evidenciar todo nosso potencial para o país e para o mundo. Estamos animados porque é uma forma diferente e interessante de divulgação da nossa região, que é produtora de vinho e uva reconhecidamente", ressalta Brito Junior.
 

Dessalinizador de água para o Sítio Jeramataia



O prefeito Luiz Carlos, juntamente com o vereador Gilberto de Belchior conseguiram a instalação de um dessalinizador para  o Sítio Jeramataia, através do IPA, em parceria com a prefeitura.
O Secretário de Agricultura Joãozito Moura e o vereador Gilberto, autor de uma Indicação para instalação de dessalinizadores, estiveram no Sítio Jeramataia e no Sítio Capoeiras, que também será beneficiado com outro dessalinizador.
Essas comunidades, certamente não precisarão mais de carro pipa para o abastecimento de água potável. Os dessalinizadores conseguem retirar todo sal da água salobra, muito comum nos poços artesianos da região, através do processo de osmose reversa.
Atualmente temos dessalinizadores instalados em alguns distritos, mas, na zona rural (sítios) serão os primeiros a serem instalados, em apenas quatro meses de governo, destaca Gilberto, Líder do Governo na Câmara Municipal.

Um brasileiro na direção da OMC

Roberto Azevedo é o novo diretor-geral da OMC
















O diplomata brasileiro Roberto Azevedo, de 55 anos, ganhou a disputa contra o mexicano Hermínio Blanco e será o novo diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), cargo que ocupa a partir de setembro próximo. As informações são do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), mas o anúncio oficial será feito amanhã (8) pela OMC, responsável por conduzir as rodadas que visam a liberalização do comércio mundial.

Na época em que o nome do diplomata foi lançado, uma nota divulgada pelo Itamaraty afirmava que "a candidatura brasileira representa a importância atribuída pelo país ao fortalecimento da OMC e procura contribuir para o progresso institucional da Organização e para o desenvolvimento econômico e social mundial".

Esta é a primeira vez que um brasileiro é escolhido para comandar a organização. Azevedo está no Itamaraty desde 1983.

Construção do Forum de Custódia



Muito em breve será construída a sede do Forum de Custódia, com instalações amplas e modernas, com capacidade para serem instaladas até cinco varas, sendo que duas já estão criadas legalmente.
Atualmente o fórum funciona num prédio da prefeitura, onde apenas uma vara de justiça funciona precariamente. São quase seis processos paralisados, por falta de juízes, prejudicando a população, que muitas vezes depende de uma decisão judicial para solucionar um problema de separação, de alimentos, de reconhecimento de paternidade e tantos outros, sem os quais muita gente fica prejudicada.
O prédio do novo Forum será construído no terreno do antigo matadouro, que será doado pela prefeitura e pela câmara de vereadores. Em 2012 o vereador Gilberto de Belchior encaminhou Requerimento ao Presidente do Tribunal de Justiça, Jovaldo Nunes solicitando a construção da sede própria do Forum e a instalação da 2º Vara de Justiça.
O prefeito Luiz Carlos já garantiu a doação do terreno e o TJ já enviou uma equipe de engenheiros e arquitetos para a elaboração do projeto. 

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Projeto de restauração da Praça Ernesto Queiroz avança



O prefeito Luiz Carlos já protocolou ofício junto à diretoria da Oi, solicitando a remoção da torre de telecomunicação, instalada naquela localidade, quando na ocasião, ficou acertado uma audiência com um dos executivos para tratar dos detalhes da operação.
Essa é uma reivindicação antiga da sociedade custodiense, que clama pela restauração da praça, assunto de inúmeros debates na Câmara Municipal e de pelo menos dois Requerimentos de autoria do vereador Gilberto de Belchior, aprovados e encaminhados para as autoridades competentes.
Depois de removida a torre, a Praça Ernesto Queiroz será restaurada com um belo projeto arquitetônico, que servirá como Cartão Postal. Esse é o sonho de todo custodiense romântico e saudosista.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Dilma anuncia criação da Agência de Extensão Rural

Do Blog do Magno

Uma Ótima notícia para o setor agropecuário















A presidente Dilma Rousseff (PT) anunciou nesta sexta-feira (3), durante pronunciamento na 79ª Expozebu, em Uberaba (MG), a criação da Agência de Extensão Rural, parte integrante do Plano Agrícola e Pecuário 2013/2014 que será lançado em junho próximo. Dilma disse que, em relação à agricultura e pecuária, duas questões estarão em pauta no governo: a assistência técnica e a extensão rural.

"A Embrapa é um centro de pesquisa, não é um centro de extensão rural. Vamos criar a Agência de Extensão Rural', afirmou. Segundo a presidente, com isso, 'vamos mudar a produtividade do Brasil'. 'Vou usar uma palavra forte: vamos fazer assistência técnica e extensão rural de forma obsessiva."

Dilma destacou que o Brasil terá cada vez mais empenho na questão do seguro rural. 'São políticas que começamos e temos de continuar desenvolvendo, que é uma política de seguro mínimo.'

A presidente destacou ainda a importância de se buscar cada vez mais convênios bem-sucedidos entre o setor privado e o público, e citou a parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pecuaristas para exemplificar a importância e o sucesso de uma boa união.

Prefeito reinaugura Detran de Custódia

Instalado a mais de dois anos, o Posto do Detran de Custódia nunca funcionou de verdade. Era figura de decoração e sempre que alguém precisava resolver algum problema sobre documentação de veículos, tinha que se dirigir para serra Talhada, Sertânia ou Arcoverde.
Com apenas quatro meses no comando do governo municipal, o prefeito Luiz Carlos reinaugurou, hoje pela manhã, o Posto do Detran, que até poderia se chamar de Ciretran Avançada, porque, ira cumprir praticamente todas as funções de uma Ciretran.
Emplacamento, transferência, emissão de segunda via de DRV e CRLV e vistorias, em pelo menos um dia na semana (quarta feira), são os principais serviços que já estão funcionando no Posto reinaugurado.
O Líder do governo na Câmara, vereador Gilberto de Belchior falou dos benefícios para a população, que a partir de agora não precisa mais se deslocar para outras cidades para resolver seus problemas de documentação de veículos, com uma economia de tempo e dinheiro. O município também sai ganhando, porque será mais um fator para atrair pessoas da nossa vizinhança, que além de resolver seus problemas junto ao posto do Detran, também irão fazer compras no comércio, frequentar nossos restaurantes, etc.
O prefeito Luiz Carlos aproveitou a oportunidade para fazer um balanço das ações que vem realizando e as que pretende realizar no futuro próximo, entre elas a remoção das instalações da OI, localizadas na Praça Ernesto Queiroz, que brevemente será restaurada, atendendo a um pleito antigo da sociedade custodiense.