sábado, 27 de outubro de 2012

Humberto Costa participa de reunião em Custódia


 O Senador Humberto Costa, juntamente com o Presidente do PT, Deputado Pedro Eugênio, com o Ex-prefeito de recife e Deputado Federal, João Paulo e o Deputado Estadual, Manoel Santos, participaram de reunião na Câmara de Vereadores de Custódia, neste sábado, onde se debateu a conjuntura atual dos municípios, a seca, os projetos a serem encaminhados pelo Prefeito Luiz Carlos, além de outros temas que foram abordados pelos parlamentares e pelas lideranças locais.
João Paulo discorreu sobre as dificuldades que os municípios irão enfrentar a partir janeiro, em virtude da queda de arrecadação, que tende a se agravar, por causa da diminuição da atividade econômica, não só no Brasil, mas internacionalmente.
O deputado Pedro Eugênio iniciou sua fala relembrando a contribuição dada pelo ex-prefeito Belchior e seu filho Gilberto, na campanha de Arraes e no seu segundo governo, quando ele era Secretário de Agricultura e Gilberto desempenhava importante missão na Cisagro. Eugênio defendeu uma anistia ampla para as dívidas dos agricultores junto aos bancos, ideia que também foi compartilhada por Humberto Costa e João Paulo.

O Senador Humberto Costa, colocou seu gabinete a disposição do prefeito e prometeu articular uma reunião dos prefeito do PT com uma equipe técnica, a fim de sejam prestadas todas as orientações a respeito de emendas, projetos e toda burocracia que existe na tramitação pelos ministérios. Não irá faltar apoio ao novo governo em Brasília, garantem os parlamentares.
O Vereador Gilberto de Belchior destacou a importância das obras da transnordestina e da transposição, que precisam ter suas obras retomadas e que, depois de concluídas, podem impulsionar atividades econômicas que possam gerar empregos e renda para a nossa região, como por exemplo, o desenvolvimento de toda cadeia avícola, despe a produção de ração, de frango e até mesmo o abate.
Com essas obras, Custódia ficaria numa posição privilegiada, porque essas duas obras estarão se cruzando em nosso território. Por aqui irão passar o grão (soja e milho), trazidos diretamente da fonte produtora (sul do Piauí e do Maranhão), com um custo de frete mais barato e a água, do São Francisco, uma das melhores do planeta, que aliado ao clima favorável, a boa logística, a oferta de mão de obra, alem de outros fatores favoráveis, deixarão Custódia numa posição extremamente competitiva nesse tipo de atividade econômica. Mas, para que possamos tornar esse sonho realidade, precisamos sensibilizar o governo e os empresários, com o apoio dos senhores que aqui se encontram, concluiu Gilberto.
O Prefeito Luiz Carlos, que presidiu a reunião, agradeceu a visita dos parlamentares e o apoio prometido, reafirmando seu compromisso de fazer um governo participativo, sendo batante elogiado pelo ex-prefeito João Paulo, que aplicou com sucesso, em Recife, essa forma de governar.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Prefeito Luiz Carlos na Rádio Itapuama

Do blog do Magno

Custódia: prefeito eleito denuncia cortes na saúde e na educação


Durante entrevista concedida na manhã da última quinta-feira (25) à rádio Itapuama FM, o prefeito eleito de Custódia (Sertão do Moxotó, distante 340 km do Recife), Luiz Carlos (PT), denunciou o cancelamento da utilização de ônibus para o transporte de alunos que estudam em cidades vizinhas ao município. Para o petista, a comunidade está sendo punida por não ter eleito Dra. Anne, candidata do atual prefeito, Nemias Gonçalves de Lima (PSB).
Ao longo da conversa, o petista enumerou diversos problemas enfrentados pela população. “A cidade tem hoje um hospital ultrapassado, saneamento precário, desabastecimento de água seríssimo e uma educação ruim em relação aos outros municípios”, criticou. Luiz Carlos afirmou, também, não acreditar que haja democracia no processo de transição, baseando seus argumentos no não pronunciamento por parte da atual administração quanto ao ofício enviado por ele, onde solicita os nomes que constituirão a equipe de transição.
O prefeito eleito ainda revelou que recorreu ao Ministério Público Federal porque todos as unidades do Programa de Saúde da Família de Custódia foram desativados, ficando apenas uma atendente. Médicos, enfermeiros, dentistas e agentes de saúde foram dispensados. Ele disse ainda que identificou profissionais inscritos nos PSFs e que nunca prestaram serviços.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Prefeito eleito de Custódia vai à Compesa


O prefeito eleito, Luiz Carlos, juntamente com o Primeiro Secretário da Câmara Municipal, Vereador Gilberto de Belchior e os vereadores, Nidinho de Biu e Luciano Lira estiveram com a diretoria da Compesa, ontem pela manhã, na companhia do Deputado Júlio Cavalcante, para cobrar providências com relação ao abastecimento d’água da cidade.
A ativação da adutora de Fátima através do reservatório do Cruzeiro, para atender aos bairros do Cruzeiro, da Cohab, do Mandacarú e adjacências, foi a principal reivindicação, além de providências junto a SCAVE, com relação a reposição de calçamentos, que tem deixado a desejar, segundo as lideranças do Município.
A contratação de carros pipas para atender, emergencialmente, as áreas sem água, foi outro assunto da reunião, o que se faz desnecessário caso o sistema de Fátima seja ativado, esclarece o Vereador Gilberto.
O diretor de Operações do Sertão, Dr. Fernando Lobo garantiu que será enviada uma equipe para avaliar a situação da Adutora de Fátima, com relação a vazamentos e perfurações para desvio de água, e que, em quinze dias haverá outra reunião com as lideranças políticas, para definir as providências que deverão ser tomadas, para que haja a ligação do sistema de abastecimento.
A Caixa d’água do Cruzeiro irá atender aos Bairros do Cruzeiro, Cohab, Mandacaru e adjacências. Com isto, nós iremos desafogar o restante da cidade, que será abastecida pelos reservatórios antigos e outro novo que já se encontra em fase de conclusão, na Estação de Tratamento da Compesa.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Custódia parou

Obra da Central de Abastecimento paralisada

Atendendo as reclamações da população, a respeito da falta de médicos, dentistas e dos serviços que a saúde pública deveria está prestando, os vereadores, Gilberto de Belchior, Nidinho de Biu e Luciano Lira realizaram uma visita aos postos de saúde da cidade, nessa sexta-feira, dia 18 e não encontraram nenhum profissional, médico ou dentista trabalhando, em nenhum deles.
Na policlínica da Redenção os vereadores foram informados que o prefeito afastou o psicólogo, o pediatra, a nutricionista e o ginecologista, deixando a população sem os serviços prestados pelos respectivos profissionais.
Nesse último domingo não havia nenhum médico na Unidade Mista Elizabeth Barbosa e uma adolescente com suspeita de fratura na perna teve que ser levada para Arcoverde, sem encaminhamento.
A população reclama da falta de medicamentos, de exames e faz fila no hospital a espera de um médico.
Os programas sociais também estão sendo prejudicados, depois da derrota do prefeito nas urnas. O “MÃE CORUJA”, criado pela esposa do Governador, Renata Campos, para apoiar as gestantes, foi despejado da casa que era alugada pela prefeitura e agora está funcionando, precariamente, no prédio do IPA, no mesmo ambiente onde os técnicos atendem aos agricultores.
Os animais estão por toda parte, sujando a cidade e destruindo as praças, como é o caso da Praça Elpídio Pires. Em todos os lugares o que se vê são animais espalhando o lixo a procura de alimentos.
Tudo está parado. As obras, a limpeza pública, as máquinas que trabalhavam incessantemente, na compra de votos, alguns caminhões pipas que ainda rodavam, até os carros do transporte escolar foram reduzidos. Será que a ordem agora é “ECONOMIZAR PARA DESVIAR”?
Uma coisa que nos preocupa é a possibilidade de sucateamento do patrimônio público, como por exemplo, a retirada de peças e acessórios de veículos, máquinas e equipamentos, bem como de mobiliários e outros bens que eventualmente não constem em nenhum inventário, adverte o Vereador Gilberto. Nós temos muitos servidores dentro das diversas secretarias e departamentos, observando tudo que acontece. O nosso prefeito eleito certamente irá fazer uma auditoria em toda administração, até para não correr o risco de assumir responsabilidades por eventuais erros da atual gestão.
Uma coisa é certa: O prefeito colocou toda a máquina pública a serviço de uma eleição e agora, derrotado nas urnas, não tem mais nenhum interesse na população. Precisa, certamente, cortar gastos para cobrir o rombo deixado pela campanha.
Não poupa sequer os contratados, que vestiam a camisa vermelha e ajudavam a encher os eventos da campanha e agora são dispensados, como diz o velho ditado: “com uma mão na frente e a outra atrás”.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Entrevista com o Prefeito Luiz Carlos


  Reporter do Pajeú entrevista o prefeito eleito de Custódia



Eleito prefeito de Custódia pela primeira vez domingo (7), com mais 10.146 votos, o Dr. Luiz Carlos (PT) promete governar para todos. Um dia após a vitória, ele recebeu a reportagem do Blog do Itamar em sua casa e afirmou que fará uma gestão democrática e participativa, voltada principalmente para os menos favorecidos. Atual vereador, o petista, que venceu a eleição com apoio do atual vice-prefeito, Joãzito (PSB), o ex-prefeito Zé Esdras (PSDB), ex-presidente da Câmara Cristiano Dantas e Gilberto de Belchior (PSD) pretende iniciar dentro de poucos dias o processo de transição de governo. Leia abaixo a entrevista:

Itamar – A que o senhor atribui essa vitória sobre o grupo de situação?

Dr. Luiz Carlos - Primeiramente ao desejo da população de Custódia pela mudança, mudança na forma de governar, o jeito de tratar as pessoas e principalmente o desejo que os governantes tenham transparência e compromisso com a população do nosso município, então eu acho que a mudança, o desejo de mudança foi a principal ferramenta. Conseguimos formar um grupo político importante e um grupo político de peso, porque nós tivemos dez partidos na nossa coligação. Lideranças políticas, ex- presidente de Câmara, nós tivemos o vice-prefeito, nosso companheiro Joãozito Moura e sua família também, então tivemos um grupo muito forte, coeso e finalizou com nossa vitória. A gente pretende fazer uma mudança gradativa na forma de gerir.

Itamar França - Quais serão os primeiras realizações da sua gestão?

Dr. Luiz Carlos - Nós temos uma cidade hoje de médio porte. Um problema na cidade e na zona rural. Na zona urbana eu destacaria o abastecimento de água, que é uma calamidade pública, destacaria também a questão da limpeza urbana, o lixo também é um problema sério e o saneamento básico que a gente tem. Menos de 30 % da zona urbana está saneada, então a gente tem que enfrentar esses problemas, além de outros que existem, na área da educação e saúde, como a falta de profissionais, e o mau atendimento por parte dos auxiliares do serviço de saúde, então a gente precisa mudar tudo isso. E a gente vai com certeza, juntamente com nosso grupo político que nos ajudou durante uma campanha a conquistar a prefeitura fazer um bom trabalho.

Itamar França - O senhor esperava ser prefeito de Custódia numa situação dessa, lutando contra o poder e a máquina pública?

Dr. Luiz Carlos – Itamar, eu nunca perdi a Fé, eu sempre acreditei que a gente tinha uma disposição para lutar muito grande e nos juntamos a companheiros, a companheiras que tinham essa disposição, tinham esse ideal , tivemos um pensamento em comum que era transformar, mudar a administração de custódia. Um governante que já estava com dois mandatos, três mandatos intercalados, dois mandatos consecutivos e que teve todas as condições de trabalho, enfim virou as costas para o povo durante oito anos, e isso foi um fator determinante para nossa vitória, então ele não conseguiu emplacar sua candidata que também não tinha as condições necessárias para o destino de Custódia.

Itamar França - Como será formada a sua equipe de governo, será um secretariado mais técnico ou político?

Dr. Luiz Carlos - Nosso secretariado será técnico , o político sempre está agregado, mas será técnico a gente precisa de pessoas com o conhecimento cientifico , técnico para que possamos fazer um bom trabalho, mas a política e necessária , dentro de nosso grupo tem excelentes nomes, a gente pode compor e com certeza a gente fará um bom trabalho na gestão de Custódia.

Itamar França – O rompimento do vice-prefeito Joãozito Moura com Nemias e a adesão a oposição, contribuiu para a sua vitória?

Dr. Luiz Carlos - Com certeza a vinda de Joãozito Moura, o atual vice-prefeito foi de fundamental importância para o nosso êxito na eleição, é um homem que tem uma força política muito grande, um político que tem credibilidade dentro de Custódia, como também nosso ex- prefeito José Esdras, que nos auxiliou de maneira extraordinária ele e sua família e outras lideranças, como o ex-presidente da Câmara Cristiano Dantas, o vereador Gilberto Nunes e outras pessoas que nos auxiliaram nessa campanha, então a gente formou um grupo de valor e peso comprometidos com o destino de Custódia.

Itamar França – Quais foram as dificuldades encontradas durante a campanha?

Dr. Luiz Carlos - A principal dificuldade foi enfrentar o uso da máquina indiscriminada, o poder econômico financeiro e o uso da máquina exacerbada, foi usada criminosamente a saúde e a educação do município. Você chegar a ponto de suspender as aulas para que carros de estudante fossem para comício, ora as aulas eram mais importantes. O atendimento no hospital se fosse com uma roupa amarela não era atendido, não recebia medicação são coisas absurdas , tivemos uma certa conivência dos poderes constituídos quanto a questão eleitoral, senti um certa discriminação ao nosso grupo, mas Deus colocou a mão em cima e Iluminou, por isso chegamos a vitória.

Itamar França – Uma mensagem do novo prefeito ao povo de Custódia:

Dr. Luiz Carlos - Eu queria dizer ao povo da minha querida Custódia que estamos firmes no propósito de mudar, mudar para melhor em todos os aspectos, vamos lutar ferozmente para que consigamos uma Custódia melhor, mais justa, humana, democrática, e principalmente que todos tenham direito e voz, então esse é o nosso compromisso, fazer uma gestão democrática, pensando nos menos favorecidos, nos mais desassistidos, certamente a nossa atenção vai ser voltada para essas pessoas. Muito obrigado Custódia!


sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Dia da criança



O Vereador Gilberto de Belchior fez a festa da criançada agora há pouco, nos Sítios Cacimba Limpa e Açudinho, com direito a trio elétrico e pula-pula.
Além de muita diversão, o vereador distribuiu muitos presentes e lanches. Isso é apenas um gesto simbólico, porque na realidade eu gostaria de levar alegria a todas as crianças de Custódia, principalmente as mais carentes, disse Gilberto.


A festa aconteceu nessas localidades, por se tratar de comunidades carentes e porque já se tornou uma tradição a nossa participação em comemoração ao dia da criança. 

Caiu a máscara

Como já era de se esperar, conforme tem sido anunciado por este blog, o prefeito de Custódia continua mostrando sua verdadeira face. Passada a eleição, agora ele não tem mais interesse naqueles que vestiram sua camisa e carregaram a bandeira vermelha. Os contratados estão sendo demitidos sem aviso prévio; os srviços essenciais estão praticamente parados; as obras da mesma forma; Não se vê mais tratores fazendo barreiros; a máquina perfuratriz foi recolhida; não se vê mais servidores, do vermelho, trabalhando; ninguem da prefeitura anda mais por aí perguntando as pessoas, o que elas estão precisando. Ou seja: nesse governo, tudo é feito pelo eleitoral! Mas, como a boquinha, a partir de janeiro, vai acabar, a ordem agora é economizar para desviar. É governar para a panelinha, nos dias que restam.
Fica mais uma vez provado que a campanha do 40 foi bancada com o dinheiro do povo, em plena luz do dia, sob protestos e denúncias da Frente AVANÇA CUSTÓDIA, que fez uma campanha limpa, respeitosa e sem dinheiro.
Mas, é como diz o nosso maior fundamento democrático: "Todo poder emana do povo". O povo usou o seu poder e fez aquilo que a justiça nunca quis fazer. Retirou do poder todos aqueles que  governam em proveito próprio e esquecem que o governo tem que ser exercido em nome do povo.
PARABENS CUSTÓDIA.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Agradecimentos do Vereador Gilberto de Belchior


Parabenizo a todos que fazem a Frente Avança Custódia, pela forma brilhante e competente com que conduziram essa campanha vitoriosa. Uma vitória da democracia, mas, acima de tudo da união de um grupo de pessoas que lutou com dignidade, com humildade e amor a Custódia.
Quero parabenizar os integrantes da nossa majoritária, Luiz Carlos, Prefeito eleito e Manuca, Vice; bem como a todos os vereadores eleitos.
Quero de modo especial, agradecer a todos os eleitores que me conduziram a mais um mandato de vereador, o qual pretendo honrar da mesma forma como venho fazendo com o meu mandato atual, só que de uma forma diferente. Agora serei parceiro do governo, que ajudei a eleger com muita luta e com muita determinação.
Agradeço de coração, a todos que me ajudaram de alguma forma. A minha militância, aos amigos, aos integrantes da Frente Avança Custódia que nos deram suporte, de mídia, de mobilização, de apoio jurídico, de apoio contábil, etc. Agradecer principalmente aos meus familiares, sem os quais não teria sido possível fazer essa campanha.
Pretendo retribuir tudo isto com muito trabalho, junto com o nosso futuro prefeito e sua equipe de governo. Ajudando a fazer as mudanças que o nosso povo precisa e merece.
Muito obrigado!
Vereador Gilberto de Belchior

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Último comício do 13

Uma multidão e uma explosão de alegria. É assim que se pode definir o comício de encerramento da campanha da Frente AVANÇA CUSTÓDIA, na noite de ontem, nas margens da BR 232, Bairro da Redenção.
O Vereador e candidato a reeleição, Gilberto de Belchior combateu a utilização da máquina administrativa na campanha eleitoral do vermelho, destacou o último escândalo do Governo do 40, envolvendo a Folha de Pagamento da prefeitura, onde aparecem pessoas mortas recebendo dinheiro, muita gente que mora em outros estados e marajás, que chegam a receber mais que um ministro do Supremo Tribunal Federal. Isto impede o atendimento às pessoas mais pobres e um pagamento mais justo aos servidores que realmente trabalham, destacou Gilberto.

Custódia não dispõe de espaços apropriados para grandes eventos como esse. Por conta disto, ficava impossível tirar uma foto que enquadrasse todos que assistiram ao comício. Essa multidão que você vê na foto é apenas uma parte, pois sob os barracos e por trás deles havia outro tanto de gente. 


Um comício para ficar na história. Candidatos emocionados, público emocionado. Foi uma campanha sem dinheiro, mas com muito amor, respeito e carinho. Custódia merece uma mudança, Custódia merece ser feliz.